5 dicas para lidar com a estafa mental

5 formas de aliviar o cansaço e recuperar o melhor desempenho para continuar desenvolvendo seu trabalho acadêmico e não perder os prazos!

 

 

Um dos problemas que mais atingem os estudantes e muito pouco relevado é a estafa mental, aquela situação em que não se consegue mais escrever, pesquisar ou estudar com o mesmo desempenho que antes. Infelizmente, como sempre há prazos para cumprir, nem sempre se pode tirar alguns dias de descanso ou afastar-se um pouco do trabalho. Por isso, neste post sugerimos algumas medidas que podem ajudar a lidar mais rapidamente com a estafa mental e dar prosseguimento ao trabalho sem prejudicá-lo.

  • Estabeleça um cronograma de execução: no momento em que você notar que não está mais rendendo tanto quanto antes, tente traçar um novo cronograma de execução das atividades a serem cumpridas. Esse novo planejamento terá que levar em conta o seu menor rendimento de trabalho e ser seguido à risca, para evitar uma ansiedade maior ainda com relação à possibilidade de não dar conta de seus afazeres. Seguindo o cronograma, você se sentirá mais seguro e confiante com relação aos prazos a cumprir.
  • Tente dividir seu dia intercalando estudo com as demais atividades cotidianas: para amenizar o cansaço, tente dividir seu dia de trabalho intercalando atividades relacionadas ao estudo e outras mais simples, como ir ao mercado, cozinhar, limpar a casa, praticar algum esporte e sair com amigos. Atividades de cunho prático como essas dão um descanso para a sua cabeça e revigoram suas capacidades mentais, ainda que cansem fisicamente. Por isso, toda vez que você sentir que não está mais conseguindo render nos estudos, opte por dar um intervalo para arejar a cabeça.
  • Saiba qual horário do dia você consegue se concentrar melhor: existem pessoas que se concentram e rendem mais no período da noite, outras que ficam mais atentar durante a manhã. Tente descobrir em qual horário do dia você obtém o seu melhor rendimento mental e concentre a maior parte do trabalho a ser realizado nesse período.
  • Faça intervalos: faça intervalos para descansar e concatenar melhor as ideias durante o seu tempo de estudo. Um respiro sempre nos afasta da ânsia de escrever ou ler e nos ajuda a organizar internamente o acabamos de apreender.
  • Exercite-se: uma das melhores formas para liberar a ansiedade e adquirir mais disposição é o exercício físico. Tente fazer caminhadas diárias ou praticar o esporte de sua escolha regularmente. Com o exercício, você se sente mais disposto e seu cérebro funciona melhor.
Texto produzido pela equipe da Futuro Eventos.

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