5 dimensões da televisão que estão no seu dia a dia e você talvez não tenha percebido

Assistir televisão não é um ato isolado e muito menos sem sentido. Tudo que acontece desde o momento que decidimos assistir alguma programação passar por 5 dimensões essenciais. O autor mexicano Guillermo Orozco Gómez, que fala sobre recepção de televisão, organizou as 5 dimensões do audiovisual que vou apresentar aqui. Tomar consciência destas 5 dimensões do processo de assistir televisão é perceber que as mediações que estão presentes nele são várias. Este é um processo multimediado. Ver, “escutar”, perceber, sentir, gostar, pensar, “comprar”, avaliar, guardar, retrair, imaginar e interagir com a televisão são atividades paralelas ou simultâneas neste processo.

1. Dimensão tecnológica – A primeira dimensão é aquela da capacidade técnica que a televisão tem de representar aquilo que está sendo filmado. Hoje em dia se discute até se as análises do vídeo serão mais confiáveis do que as dos árbitros que estão em campo numa partida de futebol. Com a nova tecnologia digital, a maquiagem dos atores em uma novela é revelada e passa a ser usada com recurso de montagem do cenário. Os efeitos vistos nas novelas e nos filmes são de tirar o fôlego. Em algumas produções nos sentimos no meio da história.

2. Dimensão do discurso e da linguagem – Sabe a capacidade da televisão de unir som e imagens para formar uma única mensagem? É disso que estamos falando nesta dimensão, o discurso único formado com a associação das linguagens som e imagem. A partir disso é que surgem os gêneros que povoam as nossas telas. Entre os gêneros, os mais famosos: novelas, telejornais, filmes, propagandas, e por aí vai!

3. Dimensão Midiática – Existe diferença entre ler uma notícia no jornal impresso ou no celular, e assistir ao telejornal da TV? E as histórias, tem diferença assistir filmes ou séries, e ler as mesmas histórias em livros ou gibis? Claro! E essas diferenças existem pela dimensão midiática que é a capacidade da televisão de se diferenciar dos outros meios e atrair a nossa atenção.

4. Dimensão Institucional – Quando decide assistir a um telejornal, ou escolher filmes na TV aberta, ou na TV a cabo, você faz uma escolha por este ou aquele canal de televisão, esta ou aquela empresa de TV a cabo. Esses canais, estas marcas estão situadas em sistemas culturais, sociais e políticos que se expressam em sua “personalidade” e é quando ela combina com você e com suas crenças que você decide por ela. Você consegue fazer o teste: experimente assistir a notícia de um mesmo fato em diferentes telejornais. Verá que as palavras, o jeito de falar, o ângulo, o tempo e toda a interpretação tem características diferentes entre um e outro. É nisso que se expressa a dimensão institucional da TV.

5. Dimensão Estética – Essa dimensão, muitas vezes, também é responsável por nossas escolhas. A qualidade visual oferecida por um canal que o diferencia de outro, ou ainda a qualidade de um estúdio de produção de cinema que diferencia seus filmes. Ou ainda, a fotografia de uma novela, com seus recursos de imagens, câmera, cenário… enfim. Tudo isso diferencia um produto televisivo de outro e gera um padrão de qualidade por meio do qual é possível identificar de onde vem aquela produção.

Mesmo sendo nos darmos conta, estas cinco dimensões da TV estão presentes no nosso cotidiano e já formam em nós os critérios que usamos para definir o que, como e de que fonte vamos assistir. E claro, algumas dimensões podem se sobrepor a outras. Um exemplo disso é quando decidimos assistir um canal com estética inferior porque suas crenças combinam com as nossas. Ou ainda quando admitimos que a dimensão tecnológica seja menos importante diante de um gênero específico que profunda característica artística e midiática.

Everton Renaud. Professor, comunicador, gestor e empreendedor. Mestre em Educação, Filósofo, Especialista em gestão, inovação e educação a distância. A sala de aula e as salas de formação de professores fazem parte da minha história profissional, já passei pelo ensino fundamental, médio, pré-vestibular e agora atuo no Ensino Superior. Na graduação, ensino Filosofia, Empreendedorismo e Gestão de Projetos. Sou responsável por algumas disciplinas na especialização e pela liderança de projetos de metodologia de ensino e processos acadêmicos na universidade. professor@evertonrenaud.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.