5 filtros que influenciam na sua visão de mundo

 

Você já se perguntou porque alguns programas de televisão geram tantas opiniões divergentes? Pode ser que o mesmo grupo que está assistindo a um filme, série, telejornal, novela ou até mesmo uma propaganda seja impactado de maneiras diferentes pelo mesmo conteúdo. Alguns podem se emocionar com uma cena de filme ou de uma propaganda, diante da qual outros não sentem a mesma emoção. As piadas também são pontos de divergência. O que provoca o riso são sentidos compartilhados entre quem contou e quem ouviu.
Tudo o que forma os significados nos quais nos apoiamos para produzir sentido e novos significados faz parte de um sistema de significações, que é conhecido na literatura da área, com cultura – especialmente com as contribuições dadas pelo autor, crítico e novelista do Reino Unido, Raymond Williams. Conheça agora 5 grupos de significações que forma a nossa cultura e que influenciam em nossas interpretações do mundo ao nosso redor.

1. Família – As pessoas que formam a nossa estrutura familiar – pai, mãe, irmãos, avós, cônjuges…; todas essas pessoas contribuem para a construção da moral deste grupo, repleta de símbolos e seus significados. A primeira visão sobre o mundo, sobre que se assiste, o que é bom ou ruim, vem deste grupo de pessoas. E a sua, como é? As discussão que são feitas ao redor da mesa, o fato de assistir TV juntos ou não, discutirem sobre os mesmos programas… Tudo isso faz parte da influência que a família exerce nesse papel.
2. Religião – Todas as pessoas acreditam em algo. Até mesmo que é ateu possui uma crença, que é a de não crença em algo superior. Independentemente daquilo em que se acredita, a religião é por sua essência um religar. Seus ritos religam os seres humanos a suas crenças. Ela é extremamente simbólica. Seu entendimento, vivência e interpretação forma mais um filtro na construção de nossas interpretações.
3. Amigos – Nós não somos ilhas. Não vivemos isolados. Somos seres de relação e por isso temos os amigos como principais pessoas de nosso círculo de convivência e relações. Estes amigos também possuem suas famílias, crenças e todos os demais filtros e misturam para nós outras concepções, compartilham filtros, estabelecem críticas para outros… Tudo o que contribui para serem mais um filtro a influenciar nossa visão de mundo.
4. Escola – Por escola podemos entender todo o nosso processo de formação. De uma maneira geral, uma criança que começou a frequentar uma instituição de educação já na educação infantil vai viver uma jornada de 13 ou 15 anos até chegar ao Ensino Superior. Depois disso percorrerá outros 4, 5, 6 para fazer sua graduação, isso sem contar todas as especializações e estudos posteriores que serão realizados. Esse tempo todo fará impressões de filtros e categorias para analisar o mundo, a televisão, a vida e tudo que veremos de forma intensa e perene.
5. Trabalho – Trabalhar é uma atividade humana, e pelo trabalho as pessoas também se formam e constroem seu caráter. As experiências que construímos nestes ambientes, resultantes do que aprendemos e das relações que temos com os colegas de trabalho. Pessoas que também são oriundas de escolas, religiões, famílias diferentes… Aqui temos um ambiente repleto de filtros rivalizados ou compartilhados que influenciam na nossa leitura de mundo.

Integrando esses 5 componentes em nossa vida é que somos capazes de interpretar aquilo que assistimos e a maneira como entendemos o mundo, a nossa sociedade, a situação política… Sabendo que estes são influenciadores tremendamente importantes é nosso papel diversifica-los ao máximo e construir experiências variadas na formação, seja pela escola formal, pelas experiências em família, trabalhos ou círculo de amigos.

Everton Renaud. Professor, comunicador, gestor e empreendedor. Mestre em Educação, Filósofo, Especialista em gestão, inovação e educação a distância. A sala de aula e as salas de formação de professores fazem parte da minha história profissional, já passei pelo ensino fundamental, médio, pré-vestibular e agora atuo no Ensino Superior. Na graduação, ensino Filosofia, Empreendedorismo e Gestão de Projetos. Sou responsável por algumas disciplinas na especialização e pela liderança de projetos de metodologia de ensino e processos acadêmicos na universidade. professor@evertonrenaud.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.