5 perguntas essenciais para pensar no seu propósito profissional

Você quer deixar um legado! Então você precisa saber porque você faz aquilo que faz

 

 

Eu preciso ter um propósito profissional? Só tem propósito quem quer ter sucesso e deixar um legado. Para começar essa reflexão é importante alinhar o pensamento sobre empreender a própria carreira. Ainda que você não se veja sendo dono de uma empresa você é dono da sua própria carreira. Ninguém melhor do que você mesmo para investigar as razões que te levam a seguir por este ou aquele caminho quando o assunto é o seu desenvolvimento profissional. Trabalhar com aquilo que se acredita nunca esteve tão na moda quanto está nos dias de hoje.

O modelo de vida no mundo do trabalho se modificou. Aquele emprego formal de vida inteira está cada vez mais escasso, cada vez faz menos sentido, e cada vez é menos desejado. A evolução natural da sociedade e das pessoas faz com que o objeto de desejo não seja a estabilidade a todo custo. Deixar sua marca no trabalho passou a ser um dos objetivos dos profissionais hoje em dia. E com a mudança na realidade das empresas, carreiras e profissões, as pessoas cada vez mais precisam se adaptar e ser plurais. Em momentos como esse, a sensação de estar perdendo o foco ou “atirando para todo lado” pode aparecer.

É neste momento que se torna importante se perguntar sobre as razões que movem você todos os dias a fazer o que faz. Mesmo que o modo de fazer mude, e o produto resultante deste modo de fazer seja diferente, quando o seu porquê está bem definido o seu foco está mantido. Abaixo estão listadas cinco perguntas que você pode se fazer para pensar em sua carreira, afinal, não são as repostas que movem o mundo, mas as perguntas. Então, nunca deixe de perguntar, e de questionar a si mesmo sobre seus interesses.

 

Porque quero trabalhar nisso que eu trabalho?
Ainda que essa pergunta seja profunda, ela é a primeira. Sem um sentido, as atividades ficam vazias e se desgastam com facilidade.

Qual legado quero deixar?
As pessoas sempre se lembrarão de você, então é importante pensar pelo que você quer ser lembrado.

Qual é o meu propósito?
Assim, com as outras pessoas, você se lembrará dos caminhos que trilhou. E quando passar por eles, o que você espera ter construído?

De que forma posso colocar o meu propósito em prática?
Esse é o momento de pensar no modo de fazer. Como você pensa em colocar em prática as respostas que você deu a partir das três primeiras questões?

O que eu vou fazer para isso acontecer?
Nesaa resposta vão aparecer as ocupações possíveis para realizar os planos traçados pelas questões anteriores.

Everton Renaud. Professor, comunicador, gestor e empreendedor. Mestre em Educação, Filósofo, Especialista em gestão, inovação e educação a distância. A sala de aula e as salas de formação de professores fazem parte da minha história profissional, já passei pelo ensino fundamental, médio, pré-vestibular e agora atuo no Ensino Superior. Na graduação, ensino Filosofia, Empreendedorismo e Gestão de Projetos. Sou responsável por algumas disciplinas na especialização e pela liderança de projetos de metodologia de ensino e processos acadêmicos na universidade. professor@evertonrenaud.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.