7 benefícios da natação

A natação é um esporte democrático, pois pode ser praticado por todas as idades. Além do mais, não traz riscos de contusão, por ser praticado na água, e ainda é terapêutico: faz bem para o corpo e a mente.

 

 

Sempre ouvimos que a natação é um exercício completo. Ela traz os benefícios de uma atividade aeróbica sem o perigo de impactos nas juntas e articulações, já que é praticada dentro d´água. Além do mais, é um esporte democrático: nadar é para todas as idades, desde bebês até idosos. Normalmente, quando um atleta de alta performance se machuca, parte de seu processo de recuperação e fortalecimento dos músculos acontece nadando, pois, a natação também é um esporte terapêutico. Nadar traz benefícios ainda maiores e dos quais nem sempre nos damos conta, como os 7 itens listados abaixo:

 

  • Nadar define os músculos e aumenta a força: nadadores ganham massa muscular e força em todo o corpo. Por exemplo: corredores possuem as pernas mais fortes do que os braços, mas os nadadores precisam utilizar a musculatura de seu corpo inteiro para realizar o exercício, por isso, a natação é um exercício completo que exige do corpo como um todo.
  • Nadar pode formar massa óssea: uma pesquisa recente feita com ratos que nadavam ou corriam concluiu que os nadadores aumentaram sua massa óssea devido ao exercício. Questões éticas tentam evitar que pesquisadores façam o mesmo tipo de medição em humanos, mas já se sabe que esse é mais um benefício associado à prática da natação.
    Nadar ajuda na flexibilidade: para nadar, o corpo precisa se esticar e empurrar a pressão da água para que possa continuar o movimento. As canelas viram uma espécie de nadadeiras que impulsionam o corpo com ajuda da força dos braços e tronco. Mas mesmo nadando, também é preciso alongar-se fora d´água antes de cair na piscina, para evitar cãibras ou maus jeitos devido ao esforço prolongado, especialmente se você é um principiante.
  • Nadar reduz o risco de inflamações: exercícios aeróbicos como a natação reduzem o risco de doenças inflamatórias crônicas, como a aterosclerose (acúmulo de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes arteriais e dentro das artérias) e também fortalecem o sistema cardiovascular.
    Nadar queima mais calorias de acordo com a modalidade escolhida: nadar chega a queimar tantas calorias quanto correr, mas sem o suor caindo nos olhos. 10 minutos de nado peito queima cerca de 60 kcal. O mesmo tempo de nado costas queima 80 kcal e 100 kcal para nado crawl. Mas a modalidade que mais queima calorias é o nado borboleta: 10 minutos queimam cerca de 150 kcal.
  • Nadar ajuda a melhorar o condicionamento pulmonar: não há nada mais frustrante do que tentar realizar um exercício e não ter folego para acompanhá-lo até o final. No entanto, ao contrário de atividades aeróbicas praticadas dentro de uma academia ou na rua, que muitas vezes apresentam condições ruins para a respiração (ar-condicionado, poluição do ar, pólen, etc.), a natação exige que você respire regularmente enquanto a pratica e que guarde oxigênio nos pulmões por segundos até tomar o próximo fôlego. Isso faz com que você exercite sua capacidade de armazenamento e inalação de oxigênio, inflando os pulmões e fazendo com que a condição do órgão melhore gradativamente.
  • Nadar diminui o risco de depressão e estresse: qualquer esporte praticado com regularidade tem um efeito positivo na nossa saúde mental, mas a natação tem algo de especial nesse contexto. O som da água, o sentir do corpo leve dentro da piscina, poder boiar e controlar todos seus movimentos com delicadeza, o acompanhar da própria respiração enquanto nada, tudo isso tem um efeito quase meditativo sobre nós durante o exercício. Nadar pode reverter um quadro de estresse no cérebro humano através de um processo denominado neurogênese hipocampal, ou seja, uma espécie de regeneração das células do cérebro através de incentivos externos.
Texto produzido pela equipe da Futuro Eventos.

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