Como criar o hábito de estudar?

Saber como, onde e o quanto estudar são os primeiros passos para naturalizar o esforço de aprender e torná-lo hábito diário.

Estudar é muitas vezes visto pelas crianças e até mesmo por adultos como algo difícil e chato, que leva tempo e é cansativo. Uma coisa é verdade, aprender realmente leva tempo, exige esforço e, para aprender, não há outra saída além de estudar. Saber como estudar e encarar isso com responsabilidade deve ser algo ensinado desde cedo às crianças. No entanto, nunca é tarde para descobrir qual a forma de estudo que melhor se aplica a você. Tente, a partir destes três passos, encontrar a sua maneira, o seu local e o seu tempo de estudo necessários para conquistar suas aspirações.

1. Descubra seu método
O primeiro passo para naturalizar o hábito do estudo é descobrir qual a forma de aprendizado mais eficiente para cada um, seja criança ou adulto. Isso significa identificar como a pessoa aprende com mais facilidade: se é ouvindo, lendo, escrevendo resumos ou reescrevendo ideias-chave, a partir da elaboração de materiais com cores diferentes, diagramas de raciocínio com causa e consequência, gráficos de desenvolvimento, enfim, existe uma infinidade de métodos a serem testados e aplicados. Muitas vezes, a combinação de mais de um desses métodos torna ainda mais eficaz o processo de aprendizado.

2. Encontre seu espaço
Criar o hábito de estudar também exige um espaço destinado para isso. É importante ter um cantinho da casa com uma mesa ou escrivaninha em que haja silêncio e uma iluminação adequada para escrever, ler livros e utilizar o computador. Além disso, é também necessária uma cadeira confortável, que não acarrete problemas de coluna ou dores causadas pela má postura. Caso não seja possível se concentrar em casa por conta das muitas distrações que a televisão, a família ou a cama oferecem, tente estudar na biblioteca da escola ou da cidade. Lá, com certeza, haverá menos distrações e maior possibilidade de concentração. Outra vantagem da biblioteca é que muitas vezes ela oferece à mão a bibliografia necessária para o estudo. Claro que, normalmente, a informação está muito mais acessível na Internet, no entanto, esta facilidade muitas vezes vem acompanhada de distrações irresistíveis. Quantas vezes no meio de um trabalho de pesquisa não somos atraídos por anúncios ou links interessantes que desviam o nosso foco? Fora que, a pesquisa em biblioteca, pela visualização e procura mais trabalhosa de títulos e conteúdos acaba potencializando nossa memória e aprendizado sobre o tema.

3. Faça um cronograma
Muito bem, uma vez que já se tem ciência de como estudar melhor e em que lugar é possível se concentrar, é hora de planejar os estudos. Mesmo crianças cursando a escola normal devem ter esse planejamento semanal para criar desde cedo o hábito e não deixarem tudo para a véspera da prova, como costumeiramente vemos acontecer. Cada planejamento será diferente e deverá atender a determinado objetivo, por exemplo, passar num concurso, terminar uma faculdade, escrever um artigo ou tese. A quantidade de horas utilizadas semanalmente, dependendo do prazo para o cumprimento da atividade, deve ser medida de acordo com a performance de cada pessoa. O cronograma de planejamento deve ser constantemente renovado, uma vez que é mais fácil e cabível planejar-se para atividades mais alcançáveis na projeção do tempo. Que dizer, não adianta terminar o Ensino Médio e fazer um cronograma planejando a defesa da tese de doutorado: é preciso dar um passo de cada vez, pois afobar-se no tempo e na expectativa cria um ambiente propício para a desistência.

É preciso ter em mente que o conhecimento, o aprendizado, assim como um exercício físico, dá-se aos poucos, com um esforço diário de estudo. Não é simples, não é rápido, acontece através da persistência e da perseverança. Saber como, onde e quanto por dia persistir e perseverar são ideias chaves para essa caminhada, que nunca acaba.

Texto produzido pela equipe da Futuro Eventos.

Um comentário em “Como criar o hábito de estudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.