Como energizar a sua manhã?

Durma bem, acorde sem modo soneca, sinta o Sol, tome água, ouça música, faça alongamento e exercícios e prepare um belo café da manhã: essa é a fórmula para começar o dia bem-disposto, mesmo que bem cedinho.

 

 

Para muitas pessoas, acordar com toda disposição pela manhã pode ser uma tarefa quase impossível, especialmente se você é do tipo que demora algum tempo para despertar de verdade ou detesta acordar cedo. Mas o mundo desperta cedo e, nem sempre, temos opção de acordar na hora que queremos. Por isso, o jeito é tomar algumas medidas para condicionar o ritmo biológico de nosso corpo e se acostumar melhor à rotina.
Para isso, comece já no dia anterior, dormindo cedo. A maioria das pessoas precisa de 7 a 8 horas de sono por noite para ter disposição pela manhã. Não assista à televisão ou mexa no celular ou tablete deitado na cama. Este é o seu local sagrado para dormir e deve ser calmo, silencioso e pouco iluminado.
No dia seguinte, sempre ao acordar, pense que você tem todas as chances de um novo dia para realizar suas tarefas. O dia será longo? Sim. Mas também cheio de novas possibilidades. Pular da cama com um pensamento otimista pode definir o rumo das coisas. No mais, siga essas dicas simples:

1. Não utilize o modo soneca: o modo soneca só engana, pois, voltar a dormir por mais 5 minutinhos não nos descansa de verdade. O sono que realmente nos revigora é aquele ininterrupto, então, ao despertar do alarme, tente levantar de uma vez.
2. Comece a manhã bebendo um copo de água: cerca de 300mL de água em jejum reidrata e prepara o organismo para o novo dia. Seria como uma forma de acordar nossos sistemas digestório e circulatório do ritmo mais lento durante a noite, fazendo com que você se sinta mais energizado.
3. Sinta o Sol: a luz solar ativa nosso organismo, fazendo com que o cérebro receba a mensagem de que é hora de despertar. Então, abra as cortinas e sinta o Sol! Fora que, nada como um calorzinho delicioso da luz do Sol no friozinho característico do amanhecer.
4. Ouça música: estudos demonstram que, quando você escuta suas músicas favoritas, seu cérebro libera significativas doses de dopamina. Música é um estímulo completo para o cérebro e lhe ajudará a ficar mais alerta e motivado.
5. Pratique uma atividade física: o exercício físico pela manhã garante a energia e disposição para o resto do dia. Mesmo que você não possa se exercitar logo cedinho, tente pelo menos fazer um rápido alongamento para acordar os músculos e preparar o corpo, evitando mau-jeitos e dores.
6. Capriche no café da manhã: todo mundo está cansado de saber que a primeira refeição é a mais importante do dia! Não pule o café da manhã, mesmo que acorde sem fome. O melhor é consumir alimentos ricos em proteínas e fibras, evitando gorduras saturadas, magnésio e potássio, pois causam sonolência.

Mais do que adquirir hábitos saudáveis que contribuam para a produtividade de seu dia, o fato de você acostumar seu corpo e sua mente a acordar cedo e com disposição dá uma sensação de disciplina, o que gera uma satisfação muito maior do que aqueles cinco minutinhos a mais de soneca, não é mesmo?

Texto produzido pela equipe da Futuro Eventos.

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