Como ocorre a comunicação na Educação a Distância?

A arte de se comunicar na Educação a Distância (EaD) envolve uma série de questões que precisam ser apreciadas a fim de que ocorra um diálogo contínuo entre todos os atores do processo de ensino e aprendizagem. É preciso que o objetivo final realmente seja a aprendizagem do estudante por meio de uma mediação pedagógica que dê conta das mudanças de paradigmas que a educação on-line traz.

O dialogismo, por exemplo, já é uma realidade em vários materiais didáticos de ensino presencial, no entanto quando fala-se em EaD, esse caráter dialógico é fundamental, pois visa aproximar os que estão distantes fisicamente. É como se o professor/autor, fisicamente distante dos estudantes, pudesse estar presente, envolvido com a construção de um estilo conversacional.
Então, pergunta-se: Será que o docente, considerado conhecedor do conteúdo de sua disciplina, está apto para desenvolver essa atividade de redigir materiais para a modalidade a distância levando em conta as concepções pedagógicas atuais, o conhecimento do seu público-alvo, as possibilidades de intersecção com as mídias e questões relativas à linguagem?

Competência mediática
A competência midiática implica, não apenas as práticas pedagógicas, estende-se para as práticas de gestão institucional. Além dos modos de comunicação faz-se necessário criar condições para o desenvolvimento de uma competência mediática que privilegie uma comunicação, que promova a interação efetiva entre estudantes e professor no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA). Essa concepção pedagógica precisam estar em interação e congruência, do contrário, pode-se estar utilizando a tecnologia mais avançada para se fazer o óbvio ou o tradicional.

Equipe multidisciplinar
No processo de transpor as formas de se comunicar e fazer a mediação pedagógica para a on-line encontra-se, muitas vezes, uma equipe multidisciplinar ancorada em processos comunicativos realizados em tempos e espaços presenciais. Focar na ação humana é um bom começo para desvendar e analisar o potencial do e-learning com a possibilidade de transformar a pedagogia. Neste sentido, pergunta-se: Como é que os professores expressam sua presença pedagógica através do diálogo on-line por meio dos recursos digitais?
A tecnologia potencializando o trabalho pedagógico
Somente pelo fato do uso das tecnologias de informação e de comunicação estarem presentes no cotidiano educacional, tanto no ensino presencial quanto no a distância, já é um passo importante e visto como transformador. No caso da EaD, o que impõe condições, limites e possibilidades são os meios digitais, no entanto, ao mesmo tempo, o mesmo meio visto, a princípio como limitador, também potencializa outras formas de trabalho pedagógico.
Para que as novas ferramentas de comunicação realmente se efetivem para a abertura de novas arenas na troca de ideias e na construção de significados, é preciso que os professores incorporem essas ferramentas de maneira eficaz dentro do seu repertório pedagógico. Todo esse processo não deve ser visto de maneira impositiva, e sim, uma interação autêntica que precisa de reflexão para o seu uso adequado e eficaz.

Novas competências comunicacionais
O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) geram novos ritmos de trabalho, novos ambientes, novos instrumentos, novas linguagens ou formas de expressão – exigem do indivíduo do século XXI novas competências comunicacionais. Assim, percebe-se que é preciso considerar as mídias como objetos de estudo (aspectos éticos e estéticos) e como ferramentas pedagógicas (aspectos pedagógicos e didáticos). Este cenário da ação pedagógica em ambientes on-line revela, que é preciso deixar de ser meros espectadores e passar a ter um perfil de “participantes ativos”.

Brisa Teixeira de Oliveira - Personal Writing. Mestre em Educação e jornalista especializada em produção de conteúdo jornalísticos e editoriais na área educacional.  contato@brisateixeira.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.