Como preparar o seu corpo para a prática do Handebol?

O Handebol é um esporte completo que reúne benefícios para o corpo e a mente, assim como exige um grande preparo físico por parte do praticante.

 

Um esporte completo: agilidade da mente e do corpo

A prática do Handebol trabalha corpo e mente, fazendo com que nosso corpo adquira maior saúde física e mental. Por ser um esporte de velocidade, demanda muito de nosso físico aprimorando seu condicionamento. A bola não é lançada por acessórios como raquetes, portanto, atravessa a quadra em velocidade mais lenta, exigindo dos jogadores uma boa dose de velocidade durante a partida. Além disso, a habilidade de mover-se para frente, para trás e para os lados, juntamente com a preparação para eventuais saltos, impulsões e mergulhos antecipadamente exige uma melhora na coordenação motora.
Muitos consideram o Handebol um esporte completo: em suas partidas é preciso correr (muito), saltar, driblar, receber e arremessar a bola. Também contribui para aprender a trabalhar em equipe e tomar decisões rápidas, uma vez que o jogador não pode realizar mais de 3 passes com a bola em mãos. Desta forma, ele precisa tomar decisões e elaborar estratégias para atingir o gol adversário com agilidade. Considera-se que o Handebol auxilia seus praticantes a desenvolver um pensamento mais objetivo, benefício este que não se restringe apenas às quadras.
Os músculos trabalhados são: bíceps, peitorais, antebraços, tríceps, glúteos e pernas. É também um esporte com poucas chances de lesões nas articulações, músculos e ossos. Quando elas ocorrem, normalmente são nos ombros, costas e cotovelos. Assim, é importante um treino de força complementar para os praticantes, como musculação. Um alongamento completo também é indispensável antes do jogo.

Energia, alimentação e suplementação
Estima-se que uma hora jogando Handebol queime cerca de 750 Kcal, portanto, é um exercício ao mesmo tempo aeróbico e mental. Essa quantidade grande de energia exige também uma alimentação reforçada e suplementação de nutrientes que auxiliam no desempenho do atleta. Nem sempre os alimentos vão conter toda a quantidade de nutrientes necessária para se ter um bom rendimento nos treinos e nas competições. Por isso, a importância da suplementação, que fortalece o sistema imunológico, aumenta a massa muscular e eleva os níveis de energia.

Carboidratos e eletrólitos: são os carboidratos e os eletrólitos que mantém a energia do jogador firme até o final da partida. Os treinamentos são intensos, fazendo com que o corpo perda bastante líquido e eletrólitos presentes em grandes quantidades no suor que evapora: sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato.
Glucosamina: no handebol, as articulações dos ombros são muito utilizadas, por isso é importante mantê-las fortes e saudáveis pela ingestão de glucosamina, que pode ser obtida em fontes naturais como camarões, ostras, mariscos e nas articulações das carnes vermelhas.
Multivitamínicos: a ingestão de suplementos vitamínicos sintéticos também é importante para o praticante de Handebol. Procure complementos ricos em vitamina C, vitamina E, zinco e vitamina B. As vitaminas C e E são antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o zinco produz hormônios de suporte para o músculo, a vitamina B contribui para a construção de novos tecidos musculares e na prevenção à perda de tecidos durante longos períodos de atividade física.
Cafeína: a energia e concentração necessárias para o jogador de Handebol pode ser potencializada através da ingestão de cafeína, deixando-o desperto e ajudando a manter uma boa atividade de adrenalina e fluxo sanguíneo. Mas tome cuidado com doses muito altas pois podem ser prejudiciais à saúde.

Texto produzido pela equipe da Futuro Eventos.

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