Conheça mais sobre o Judô

O Judô é um esporte de origem japonesa que pretende o fortalecimento integrado entre o físico, a mente e o espírito. É uma ótima técnica de defesa pessoal e perfeito para o desenvolvimento psicomotor das crianças.

 

 

 

Origens e princípios
O Judô foi criado em 1882 no Japão pelo professor de educação física Jigoro Kano. Chegou ao Brasil junto com os imigrantes japoneses que aqui desembarcaram no começo do século passado. Seu objetivo principal é sempre mantido, apesar de apresentar técnicas variadas: utilizar a própria força do adversário como estratégia para vencê-lo. Essa luta marcial propõe um desenvolvimento integrado entre físico, mente e espírito, partindo do pressuposto da autodefesa antes do ataque. Em japonês, a palavra Judô significa “caminho suave” ou “caminho da suavidade”. Dessa maneira, é uma luta bastante indicada para quem procura técnicas de defesa pessoal.
Os três princípios do Judô traçados por seu criador, Jigoro Kano, são: Seiryoku Zen’Yo — o princípio da Máxima Eficiência; Jita Kyoei — o princípio da prosperidade e benefícios mútuos; Ju — princípio da suavidade.

 

Formas de pontuação
Há três formas de pontuação dentro dessa arte marcial, são elas:
Ippon: o judoca projeta o adversário de costas no chão com força e velocidade, utilizando uma finalização por chave de braço, estrangulamento ou imobilização no solo por 20 segundos.
Wazari: o adversário é projetado de costas no chão sem força ou velocidade, ou é somente imobilizado por um tempo entre 15 e 19 segundos.
Yuko: o adversário é projetado e cai com a lateral do corpo no solo, ou é imobilizado por um tempo de 10 a 14 segundos.

 

Esporte olímpico
Estima-se que existam no Brasil cerca de 2 milhões de praticantes do Judô e cerca de 20 milhões no mundo inteiro. A sua popularização alçou-o à categoria olímpica em 1964, nas Olímpiadas de Tóquio, mas ainda em caráter experimental. Nos jogos de 1972 sediados em Munique, virou esporte oficial da competição. Vinte anos depois, nas Olímpiadas de Barcelona, mulheres passaram também a competir. Vale lembrar da medalha de ouro da judoca brasileira Rafaela Silva conquistada no ano passado, nas Olímpiadas do Rio de Janeiro e de Sarah Menezes, ouro em 2012, nas Olímpiadas de Londres.
As categorias olímpicas do judô são divididas por gênero e peso corpóreo. Para os homens, há sete divisões das categorias limitadas pelos seguintes pesos: 60kg, 66kg, 73kg, 81kg, 90kg, 100kg e acima dos 100kg. O gênero feminino é igualmente dividido em sete categorias, sendo elas: até 48kg, 52kg, 57kg, 63kg, 70kg, 78kg e acima de 78kg.

 

Judô para crianças
Não é incomum vermos crianças praticando judô desde cedo. É um esporte bastante difundido dentro de colégios e escolinhas particulares. Esa luta estimula o desenvolvimento psicomotor, fazendo com que o pequeno experimente movimentos novos e ampliando sua capacidade de coordenação motora.
O bom desenvolvimento das habilidades psicomotoras estimula também o aprendizado durante a infância. Geralmente, uma criança que tem consciência de seu corpo e das potencialidades que este lhe oferece possui maior autoestima e autoconfiança, o que impacta diretamente no seu processo de aprendizado cognitivo.
As crianças na faixa dos 7 anos de idade são mais aptas a receber os ensinamentos do Judô, considerando o desenvolvimento físico e motor que ele promove, além de sua filosofia, voltada para a busca do bem-estar e equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Também, lutas marciais normalmente incitam o convívio social entre seus praticantes, gerando lições positivas sobre vencer, perder e lidar com o outro, não necessariamente como um oponente.
Assim, os principais benefícios do Judô praticado durante a infância são: desenvolvimento do raciocínio lógico, equilíbrio mental e emocional, amadurecimento emocional, desenvolvimento da autoconfiança, controle muscular e motor e aperfeiçoamento dos reflexos musculares.

Texto produzido pela equipe da Futuro Eventos.

Um comentário em “Conheça mais sobre o Judô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.