4 sinais de inteligência emocional

Inteligência emocional: habilidade imprescindível para quem quer crescer na carreira e encarar a vida com mais leveza.

 

O nível de inteligência emocional de determinada pessoa pode significar a diferença entre um comportamento social adequado ou não. Todos nós já ouvimos falar sobre esse tipo de inteligência que não tem tanto a ver com capacidade de raciocínio ou escolaridade, mas nem sempre sabemos identificar como ela opera em nós mesmos ou nos indivíduos com que convivemos.

A inteligência emocional é essencial para entender, expressar e lidar com emoções. Ela é importante porque, quanto mais você compreende si mesmo, melhor será sua saúde mental e seu comportamento em sociedade. Procurar sempre melhorar a sua inteligência emocional é algo bastante útil para várias circunstâncias de sua vida: no trabalho, na vida doméstica ou até mesmo quando você está socializando com amigos.
Então, conheça um pouco mais sobre si mesmo a partir destes quatro sinais:

 

  • Você pensa sobre suas reações
    A inteligência emocional pode fazer a diferença entre uma boa ou má reação frente a determinadas circunstâncias. As emoções podem conter informações importantes e úteis para nosso funcionamento pessoal e social, mas, às vezes, elas podem também nos sobrecarregar ou atingir aqueles à nossa volta. Pessoas com pouca inteligência emocional tendem a apenas reagir, sem parar para analisar os prós e contras da situação.

 

  • Você encara situações como um desafio
    Quando alguém é capaz de reconhecer emoções negativas em si mesmo e encarar as situações difíceis como um desafio — focando em seus aspectos positivos e perseverando —, provavelmente estamos tratando de um indivíduo com alta inteligência emocional. Por exemplo, imagine alguém que perdeu o emprego: um indivíduo com alta inteligência emocional tentará ponderar suas emoções e encontrar formas de lidar com seus pensamentos e sentimentos que o impedem de mudar tal situação. Ao invés de ser vista como uma desgraça, ela pode ser encarada como mais um dos inúmeros desafios que a vida lhe reserva. Já um indivíduo com baixa inteligência emocional tende a remoer o fato de ter perdido seu emprego, tomando si mesmo como um fracassado e, de certa forma, entrando numa espiral depressiva e perigosa.

 

  • Você consegue modificar suas emoções
    É verdade que, às vezes, os sentimentos podem dominar as situações. Porém, se tratando de um indivíduo com alta inteligência emocional, é possível que, quando isso acontece, ele utilize suas habilidades para modificar suas emoções. Por exemplo, um nível mediano de ansiedade pode ajudar a melhorar sua performance cognitiva, foco e motivação em determinada situação: uma prova, apresentação de trabalho, debate. No entanto, um nível elevado de ansiedade pode bloquear a performance cognitiva. Assim, saber como encontrar aquele ponto de equilíbrio entre ansiedade e calma pode ser uma ferramenta útil para os desafios do dia a dia. Moderação, como sempre, é a chave para lidar com as emoções: pessoas com uma alta inteligência emocional conseguem adaptar-se e modificar suas emoções, balanceando-as.

 

  • Você é capaz de se colocar no lugar dos outros
    Quando se é capaz de levar essas últimas três habilidades para um contexto diferente do individual, temos o maior sinal de inteligência emocional elevada. Colocar-se no lugar do outro e possuir empatia por sua vida, suas, opiniões, problemas e atitudes é uma habilidade muito requisitada dentro de qualquer oportunidade de trabalho, além de ser essencial para qualquer um que pretenda alcançar cargos de liderança.

 

É sempre bom lembrar que a inteligência emocional é algo que levamos uma vida inteira aperfeiçoando. É uma espécie de amadurecimento que nunca chega, pois sempre há formas de sermos melhores e agirmos de maneira mais equilibrada. Fora que, a vida nos desafia diariamente, então depende de cada um a busca pela superação.

Texto produzido pela equipe da Futuro Eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.