A aplicação do esporte como ferramenta empresarial

O esporte cria um ambiente de jogo ideal para a internalização de valores, a aquisição de habilidades e o bom desempenho de uma equipe de trabalho, além de promover o autoconhecimento, o bom relacionamento e a qualidade de vida.

 

 

Tanto no esporte quanto na vida coorporativa, são necessárias características específicas de ação e comportamento que levem ao sucesso. Por isso, muitos especialistas da área de Recursos Humanos consideram a interação entre esporte e treinamento empresarial uma maneira profícua de aprendizado e teste de metodologias desenvolvidas para aumentar a produtividade e efetividade dos colaboradores de uma empresa.

 

  • O esporte e a internalização de valores através do jogo
    Muito daquilo que se aplica à prática administrativa de controle e potencialização dos processos humanos e técnicos de uma empresa pode, efetivamente, ser testado através da prática esportiva. Mais do que isso, esta metodologia remete à própria forma como as crianças internalizam conceitos sociais e valores por meio da brincadeira, do jogo.
    Assim, o esporte é utilizado como cenário de aplicação para novas metodologias de treinamento, promoção do fator colaborativo em um grupo específico e desenvolvimento de outras características subjetivas, como, por exemplo, aquelas relacionadas à persistência, assertividade e liderança.
    Cada esporte, dependendo de suas regras, pode ajudar de diferentes maneiras no treinamento do grupo de trabalho.Por meio do jogo, cria-se oportunidades para internalizar novos valores e adquirir habilidades. Pode-se também revisar posturas, atitudes e comportamentos, visando a assertividade e atuação efetiva na equipe de colaboradores.

 

  • Da visão micro para a visão macro
    O esporte pode ajudar o entendimento de cada indivíduo sobre a importância do estabelecimento de metas e estratégias colaborativas para atingir os melhores resultados, uma vez que está inserido dentro de uma equipe que atua em busca do mesmo resultado. Por exemplo, depois de uma partida de um esporte em que joguem juntos, cada colaborador amplia sua visão, que passa de restrita para a visão sistêmica do negócio e da importância de sempre manter o equilíbrio interno do grupo.

 

  • Conhecendo os outros e si mesmo
    Em razão disso, há também uma melhoria nas relações interpessoais, fortalecendo a integração dos membros da equipe de trabalho. Ao mesmo tempo, quando a função de cada parte é reforçada dentro do grupo através da prática esportiva, podemos esperar um reforço da autoconfiança, de comportamentos cooperativos e da determinação individual.

 

  • Incentivo à qualidade de vida
    Não só dentro do ambiente coorporativo, como também no âmbito pessoal, esse tipo de treinamento serve como estímulo à melhoria da qualidade de vida através da prática regular do esporte, fazendo com que cada colaborador tome gosto pela atividade física e, de certa maneira, através desse hábito, minimize o risco de quadros de estresse.
Texto produzido pela equipe da Futuro Eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.