Autodisciplina: como aproveitar melhor o seu tempo durante o dia?

Ser mais produtivo é uma das principais consequências da autodisciplina. E o primeiro passo para isso pode ser dado agora! Com algumas dicas de organização, amanhã mesmo você já pode começar a aumentar o seu rendimento profissional e acadêmico.

 

Se quando termina o dia você sente como se não tivesse feito o suficiente ou que poderia ter aproveitado mais para cumprir seus compromissos, talvez esteja precisando de planejamento e autodisciplina para melhorar a sua produtividade. Nesse clima de começo de ano, verão e férias, retornar à dinâmica de trabalho e estudo pode ser ainda mais complicado.

Para reorganizar a sua rotina e retomar o ritmo é preciso autodisciplina. De fato, dificilmente alguém com sucesso profissional ou acadêmico não possui uma autodisciplina bem desenvolvida. Todos lutamos contra o tempo diariamente e há muitos que conseguem vencê-lo quando se tornam capazes de administrá-lo com eficácia. Eis aqui algumas atitudes para começar essa mudança de comportamento hoje mesmo:

Comece entendendo como você gasta o seu tempo

Mapeie suas atividades diárias: quanto tempo você dedica ao sono, refeições, atividades cotidianas, trabalho, estudo e lazer? E quanto tempo você perde entre esses blocos de tarefas? Tente entender o que você faz que é supérfluo e está te atrasando. Mapear suas atividades pode te dar uma noção exata de como seu tempo está sendo desperdiçado.

Faça uma lista de tarefas

Todo dia pela manhã ou no dia anterior pela noite, tente escrever num caderno ou agenda as tarefas que você tem para o dia seguinte. Isso inclui desde deveres de trabalho até fazer o supermercado. Fazendo listas, você consegue controlar melhor o seu tempo porque visualiza no papel aquilo que ainda resta ser cumprido.

Determine quais delas é mais importante

Ao escrever a sua lista, destaque as tarefas mais importantes do dia que, impreterivelmente, precisam ser realizadas naquela data. Outra dica é cumpri-las ainda pela manhã, quando dispomos de uma energia maior, mas isso varia de pessoa para pessoa.

Tire alguns intervalos de descanso durante o dia

Nossa capacidade de concentração é limitada, o cérebro precisa de intervalos regulares para voltar a produzir melhor. Se você está estudando ou trabalhando e vê-se distraído por coisas supérfluas, melhor tirar um tempo de descanso de pelo menos 15 minutos para retomar a tarefa. Saia para dar uma volta, tome um café, converse com algum colega de trabalho, etc.

Saiba o quanto cada tarefa demora para ser cumprida

Também não adianta organizar para amanhã uma lista cheia de atividades pendentes achando que o fato de uma lista estar guiando sua rotina vai resolver tudo. O ato de criar a lista é a primeira forma de organização, já que é preciso ter a noção aproximada de quanto tempo cada tarefa levará e se ela é viável na prática. Tenha em mente que algumas coisas levam mais tempo que outras e que você terá muito trabalho pela frente se conta com pendências mais complexas. Não exija mais do que pode realizar e saiba reconhecer suas próprias capacidades. Só se autoconhecendo você conseguirá conquistar a autodisciplina.

Texto produzido pela equipe da Futuro Eventos.

2 comentários em “Autodisciplina: como aproveitar melhor o seu tempo durante o dia?

    1. Olá Felipe, que bom que esta gostando!
      Continue nos acompanhando, pois haverá muito conteúdos de grande relevância, que irá fazer a diferença!
      Então não perca!
      E fique por dentro desse nosso projeto!

      Marcos Melo
      Diretor Presidente Futuro Eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.