O que é coaching educacional?

A área de coaching está em expansão no Brasil e, cada vez mais, torna-se uma necessidade sentida pelos profissionais de diversas áreas. O coaching educacional é um setor relativamente novo, mas que vem crescendo nos últimos anos.

 

O que faz o profissional de coaching?
O profissional de coaching dedica-se a potencializar os talentos, aprimorar os comportamentos interpessoais relevantes ao ambiente profissional e a trabalhar os aspectos negativos que possam influir na carreira de seus clientes. Dispondo de uma bagagem de conhecimentos tanto técnicosquanto humanos, podemos considerá-lo um instrutor altamente capacitado que também se foca no crescimento pessoal daqueles que orienta.

Qual o seu método de trabalho?
O coach, que em inglês significa treinador, traça metas de mudança a curto prazo buscadas através de atividades dinâmicas em grupo, entrevistas pessoais, palestras motivacionais e feedbacks individuais. Antes de aparecer com respostas prontas e fórmulas reducionistas de crescimento, ele leva em conta as características de cada profissional,instituiçãoou empresapara que presta o serviço, criando uma estratégia singular de resolução eficaz em curto prazo das questões ou necessidades inicialmente propostas pelo cliente.

E o que faz o coaching educacional?
O coaching educacional é uma estratégia de ação que vem ganhando força nas escolas nos últimos anos. A missão do educador é um desafio diário: como manter-se sempre motivado e atualizado, criar aulas criativas e instigantes e lidar com desempenhos e condutas negativos de seus alunos da melhor maneira? O profissional de coaching auxilia os professores em uma mudança positiva de atitudes, comportamentos e expansão de consciência. Quem passa pelo processo é orientado a assumir a responsabilidade pelo próprio crescimento, sendo encorajado a praticar o autoconhecimento, suas necessidades de desenvolvimento, pontos fortes e fracos, para que sozinho possa descobrir a solução de seus problemas, sempre acompanhado da mediação de seu coach. Este não necessariamente tenta instruir o professor a como ensinar, mas sim, como lidar com os desafios de ensinar. Com a atuação do profissional de coaching dentro de uma instituição educacional, há um maior controle da qualidade do ensino que provém da ênfase no crescimento pessoal e profissional de cada professor. Os desafios de uma educação mais abrangente, integradora, atual e tecnológica torna essa ferramenta, muitas vezes vista como algo restrito ao mercado coorporativo, também necessária nos demais setores da sociedade.

Texto produzido pela equipe da Futuro Eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.