Roteiro para o autoconhecimento

Você já parou para pensar como a sua vida profissional seria mais significativa se você reconhecesse quais são os seus talentos, suas motivações e o seu valor?

Você já parou para pensar em quais valores está sustentado o seu perfil profissional? E a sua proposta de valor, qual ela é? Em seu trabalho, qual valor você entrega para a sociedade onde vive? Perguntas como essas são corriqueiras em sala de aula com os meus alunos, quando estamos falando sobre modelo pessoal de negócios. Muitos não sabem responder com segurança e tranquilidade as perguntas acima, e tem alunos ainda que ficam amedrontados com a dificuldade em respondê-las. Isso acontece porque falta nas pessoas se autoconhecer, que nada mais é o conhecimento sobre si mesmo.

Por que é importante o autoconhecimento?

A partir do momento em que exercemos o autoconhecimento e essa prática é incorporada no dia a dia, passamos a ter mais controle sobre nossas emoções, sejam elas positiva ou não. Para entender qual é nosso modelo pessoal, primeiro temos que olhar sobre si mesmo. Ao se autoconhecer, evitamos a temorosa baixa estima, nossas inquietudes, frustrações e ansiedade. Todas elas, fatores que nos impedem de crescer.
Mas se queremos dar um passo a frente e reconstruir nossos modelo de vida, primeiro temos que saber que é transformador o potencial que somos capazes de gerar. Isso a primeira vista pode ser utópico, mas vou te ajudar propondo um pequeno roteiro, que passa por três dimensões:

  • Personalidade
  • Perfil Empreendedor
  • Aprendizagem

No primeiro item, existem diversos testes de personalidade, bem organizados e fundamentos nos estudos psicológicos. No perfil empreendedor, você saberá qual é o perfil que predomina em você e, por último, por meio de testes, elaborados a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas, do cientista Howard Gardner, você saberá quais são os seus estilos de aprendizagem.

Planejamento pessoal

Com os resultados do levantamento dessas três questões em mãos e organizadas no quadro Canvas, que tem por base o Modelo de Negócios Pessoal (Business Model You), é possível traçar um mapa do seu perfil, que irá te ajudar neste processo de autoconhecimento. Os resultados são incríveis uma vez que você passa a olhar para dentro de si reconhecendo seus talentos, suas motivações e o seu valor. Todas elas características fundamentais para refletir sobre o que queremos, o que temos e o que precisamos.

E então, qual é sua proposta de valor?

 

Everton Renaud. Professor, comunicador, gestor e empreendedor. Mestre em Educação, Filósofo, Especialista em gestão, inovação e educação a distância. A sala de aula e as salas de formação de professores fazem parte da minha história profissional, já passei pelo ensino fundamental, médio, pré-vestibular e agora atuo no Ensino Superior. Na graduação, ensino Filosofia, Empreendedorismo e Gestão de Projetos. Sou responsável por algumas disciplinas na especialização e pela liderança de projetos de metodologia de ensino e processos acadêmicos na universidade. professor@evertonrenaud.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.