A docência e a valorização do magistério

Casemiro Campos

A formação humana leva a excelência na profissão do educador

 

 

A docência é uma prática carregada de sentido, marcada por uma ambiência, situada numa realidade em que se busca realizar por um ato finito, o ser infinito do humano. Assim, a razão que orienta o saber docente é constituída por uma racionalidade limitada. O professor desenvolve pela sua experiência uma prática que, mediada pela reflexão, gera um conhecimento que lhe é específico. Não existe receita para se formar um bom professor. No entanto, é daí que emerge a ambiguidade da docência.

A Cultura Docente

No seu cerne a docência é um ofício, que se faz modernamente como uma profissão. Portanto, se aprende ser professor por uma conquista de ser humano, fazendo no outro a própria humanidade, é pela alteridade de reconhecer o outro que se faz a docência. Não é algo simples a formação de professor. É um desafio contínuo ser professor. É uma conquista que se faz dia-a-dia, em cada atividade, na sala de aula, na escola, com os alunos, com os colegas professores e até com os pais dos alunos. O conteúdo de uma aula, não está apenas no conteúdo a ser ensinado, mas na realização da formação do ser humano, que se faz educando.

 

Racionalidade Pedagógica

É sabido que o ensino é uma atividade prática. A prática docente é uma ação concebida pelas circunstâncias que marcam a nossa própria humanidade. A prática docente forja o conhecimento prático dos professores que é aperfeiçoado ao longo da sua carreira no magistério. É neste sentido que se interpreta a dimensão da reflexão da ação docente: é um conhecimento que se gesta na relação entre o pensamento, a ação e o pensamento sobre a ação. É aí que se gera o conhecimento que está implícito na ação docente e o conhecimento que se explicita como fruto da reflexão sobre a ação. A docência se faz para além da técnica e se realiza como uma ação intelectual que requer autonomia do sujeito que a exerce.

A Valorização dos Professores

Os professores precisam de incentivo no desenvolvimento do trabalho docente. Para a elaboração do design didático, por meio do planejamento, a feitura de uma aula exige criatividade e conhecimento, sobretudo, mobilizados numa situação de ensino e aprendizagem. A docência pede do professor que transforme informação em conhecimento, conhecimento ensinado em aprendizagem. Aqui se aplica a máxima: não se ensina a quem não quer aprender.

 

A docência é uma profissão muito especial. São fundamentais para a resinificação do professorado boas condições de trabalho, salário digno que permita uma vida segura e confortável, que lhe viabilize escolher as suas leituras, que permita tempo de ócio para o estudo, dedicado a sua atualização, lazer de qualidade e até o consumo de produtos culturais como livro, CD, teatro e cinema. A valorização do magistério implicaria a melhoria da qualidade da educação, da escola, do ensino e da sociabilidade de forma ampla.

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