A dor de cabeça e exercícios

Hoje em dia, é comum as pessoas queixarem-se de dores pelo uso prolongado de aparelhos eletrônicos. Acompanhe quais tratamentos podem auxiliar na cura desse sofrimento.

 

 

 

Computadores e smartphones tornaram-se nossos companheiros inseparáveis. Ao mesmo tempo que conquistamos o mundo nas mãos, perdemos saúde e ajudamos a estragar nossos corpos.

Toda alteração de postura que tire nosso corpo do eixo facilita para que haja sobrecarga em lugares indevidos (compressão, aumento de carga sobre estruturas, cisalhamento, etc.), propiciando dores e, cronicamente, lesões.

A causa primária mais comum das dores de cabeça (e as vezes secundaria, agravante) são as alterações da coluna cervical que causam contração muscular excessiva (disfunção miofascial) em diversos músculos dificultando o fluxo sanguíneo para pescoço e cabeça, o chamado “pescoço de texto”. É a Protusão da cabeça que ocorre durante o uso do smartphone e computadores. Nesta postura a cabeça é deslocada do eixo vertical aumentando o peso da cabeça para cerca de 25kg. Essa postura sobrecarrega estruturas passivas e músculos, causando dores de cabeça. Quando a cabeça está “em cima do pescoço” esse peso é desconsideravel, pois a carga esta sobre o eixo. Quando a postura torna-se crônica, a cabeça fica Protusão diariamente.

Como Tratar?
Na postura diária deve-se manter o celular alto, na linha dos olhos. Porém, o ideal é que os cotovelos estejam apoiados nesta posição para evitar sobrecargas no trapézio (músculo dos ombros).

Já na academia é indicado realizar exercícios para reeducar o ritmo escapular (remadas, puxadas), mantendo uma leve intenção de empurrar o pescoço para trás, o detalhe é movimentar corretamente as escapulas nesses exercício, abrindo e fechando, descendo e subindo, respectivamente manter a língua suavemente no céu da boca (como se estivesse derretendo um chocolate), para ativar os paravertebrais profundos.

Luciana Medeiros – Consultora de Saúde e Personal Coach.
luciana@lifexcuritiba.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.