Do Projeto Político Pedagógico à eficácia do currículo escolar

O Projeto Político Pedagógico é a identidade, é a “Constituição” da escola. Ele é político porque é um compromisso social, já que se compromete com a formação do cidadão para um tipo de sociedade que se deseja e é Pedagógico porque define as ações educativas e as características necessárias à escola para que ela cumpra seu currículo e propósitos.

 

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma maneira oficial de materialização do currículo escolar. É através dele que é possível estabelecer uma forma de organização do trabalho pedagógico que parte, essencialmente, da definição a respeito de que aluno a escola quer formar. A partir dessa definição, o PPP permite uma organização coerente de planos de ação que vão dar forma ao currículo da escola, os conteúdos a serem ensinados e aprendidos e as experiências de aprendizagem escolar a serem vividas pelos alunos. O Projeto Político Pedagógico é que dá vida e personalidade ao currículo da escola.

O Projeto Político Pedagógico que garante um currículo eficiente

O currículo eficiente é aquele que garante uma avaliação competente e democrática do nível de aprendizagem almejado pela escola. Independente de ter sido bem escrito ou porque produziu muitos gráficos, o currículo deve promover sim aprendizagens significativas e efetivas. Para tanto, o PPP deve oficializar o currículo, não mais como uma mera relação de conteúdos e atividades, mas como um processo que precisa ser desenvolvido para alcançar determinados fins. Nesse contexto, não se pode afirmar que o currículo é bom se o professor não souber desenvolvê-lo e nem se o aluno não conseguir aprendê-lo. Um currículo eficaz leva em conta seus atores e articula meios para garantir sua efetividade.

Currículo estruturado por habilidades e competências

Em síntese, num currículo assim, as aprendizagens são baseadas em resultados, os resultados são baseados em padrões e a avaliação é baseada na ratificação dos resultados obtidos. Aprendizagem baseada em resultado exige que a preocupação central seja o que os alunos conseguem realizar, que desafios eles conseguem vencer e o que conseguem produzir a partir do que sabem. Resultados baseados em padrões pressupõem clareza a respeito do que e do quanto se quer que os alunos realizem. Que tipos de desafios um aluno do quinto ano precisa ser capaz de vencer? Em que nível as soluções devem ser apresentadas? Num currículo organizado por habilidades e competências, o principal papel da avaliação é ratificar ou não os resultados obtidos. As situações-problemas precisam ser resolvidas num nível e numa frequência tais que se possa afirmar que a competência foi ou não foi adquirida. Além disso, um currículo organizado por habilidades e competências tem como referencial as situações desafiadoras que os alunos terão que “dar conta”. Os conteúdos são selecionados e sequenciados em função das exigências das situações desafiadoras. Por fim, organizar o currículo por habilidades e competências exige compreensão por parte de toda a equipe pedagógica de que as atitudes centradas no conteúdo precisam ser mudadas. O foco é a aquisição das habilidades e competências que vão possibilitar a solução das situações complexas apresentadas.

Por fim, a ideia de Projeto Político Pedagógico está intimamente ligada à ideia de gestão democrática, de administração colegiada. Dessa forma, sua elaboração já é, por si só, um exercício de democracia e participação. Nesse processo, precisam se envolver representantes do corpo docente, dos estudantes, dos funcionários e da direção da escola, dos pais e da comunidade. Em diversos momentos dessa construção é necessário o uso de estratégias que garantam a participação de todos e a manutenção de um clima respeitoso de discussão e não de imposição de ideias. Caso a construção do PPP não ocorra dessa forma, ele estará sendo negado no seu nascedouro.

Psicologo; Pedagogo; Mestre em Educação; Doutor em Ciências da Educação.
juliocfs@globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.