Estratégias vencedoras, atitudes e ações que transformam desafios em conquistas
Eduardo Shinyashiki
A função da escola há muitos anos deixou de ser apenas alfabetizar. Além de transmitir conteúdos e cultura, tem como missão o crescimento do ser humano para uma convivência social, pacífica e colaborativa, em direção ao fortalecimento da identidade, autonomia e cidadania.
A educação, em todos os seus sentidos, forma e transforma vidas. A escola é o agente educacional responsável por germinar transformações fundamentais em nossa sociedade. Para isso, é essencial que os educadores se questionem sobre quais estratégias vencedoras, atitudes e ações são adequadas para que esse processo se desenvolva. Nesse sentido, podemos brevemente lembrar e refletir sobre alguns pontos:
Construção de uma ponte comunicativa e uma linguagem comum
O encontro entre o adulto educador e a criança ou o jovem é a aproximação entre culturas que apresentam características diferentes e que utilizam formas distintas de interpretar o mundo e as experiências pessoais. A forma do adulto, geralmente mais racional e hipotético-dedutiva, se exprime por meio de explicações, demonstrações e descrições consideradas mais objetivas. Já a da criança e do jovem é uma forma mais empírica que se exprime por meio do comportamento, do jogo ou da utilização da linguagem simbólica. O desafio é de construir uma ponte comunicativa e uma linguagem comum entre adulto e criança que facilite o processo de aprendizagem e que torne prazeroso para o professor ensinar.
Comunicar-se não é um ato unidirecional, mas produz consequências em todos os sujeitos envolvidos, confirmando assim a natureza relacional do processo ensinamento-aprendizado, dentro de uma experiência interativa que envolve o professor e seus alunos. A relação interpessoal é a base da relação educativa, onde o educador e aluno se abrem um para o outro. Fortalecer o significado da comunicação e do diálogo permite que o aluno entenda a importância de compreender o outro e ainda o faz assimilar o seu papel na diversidade existente no ambiente em que vivemos.
O que pode impedir o aprendizado efetivo
Além de informações, no ato de ensinar são transmitidas também emoções, sentimentos, atitudes, crenças e valores que exercitam uma influência profunda nos alunos. Essas influências podem ser positivas, incentivando em direção ao desenvolvimento, ou ser negativa, desmotivadora e de desinteresse em relação ao estudo, o que pode impedir o aprendizado efetivo.
Como educadores precisamos compreender que, conforme os estudos da neurociência confirmam, as competências emocionais e a competência relacional contribuem de forma determinante para o processo de aprendizagem do aluno e ajudam o educador na sua missão de ensinar.
Eduardo Shinyashiki é mestre em neuropsicologia e especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional, educacional e pessoal. Com mais de 30 anos de experiência no Brasil e na Europa, é referência em ampliar o poder pessoal, a confiança e a autoliderança das pessoas, por meio de palestras, coaching, treinamentos e livros, para que elas obtenham atuações brilhantes em suas vidas. Mais informações: www.edushin.com.br
2 comentários em “Estratégias vencedoras, atitudes e ações que transformam desafios em conquistas”
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Gostei muito do conteúdo da matéria muito inspiradora, o trabalho de vocês é incrível, desejo muito sucesso a todos que fazem a Futuro Eventos.
Forte abraço,
Franklin albuquerque
Olá Franklin, que satisfação em ler esse comentário!
Esse é o nosso objetivo, te inspirar cada vez mais!
Então, continue nos acompanhando e fique por dentro de todas as novidades que estão por vir!
Marcos Melo
Diretor Presidente Futuro Eventos.