Gastar calorias para emagrecer

Eficientes formas de gastar calorias que favorecem ao emagrecimento.

Existem vários fatores importantes no processo de emagrecimento. Dentre eles, é necessário que o indivíduo esteja em Balança Calórica Negativa (consumir menos calorias do que gastar). Ou ainda, por exemplo, para perder meio quilo de gordura é preciso gastar em média 3.650 calorias extras, o que torna difícil o processo de emagrecer e manter-se magro.

Atividades e exercícios físicos para gastar calorias

No processo de emagrecer, devemos considerar as atividades físicas cotidianas, bem como exercícios físicos planejados e estruturados.

As atividades da vida diária (AVD) geram movimentos realizados no dia a dia para o cumprimento de tarefas pessoais e atividades do cotidiano. Já os exercícios físicos são para se atingir objetivos diversos, cujas atividades são melhor prescritas de forma personalizada, pois cada pessoa tem características estruturais específicas (coluna, posição das escápulas, dores, disfunções, entre outras).

Nas AVDs é de suma importância preocupar-se com a ergonomia no manuseio das tarefas, como por exemplo, a altura da pia ou do tanque, a posição sentada para alimentar-se ou assistir TV, a postura da cabeça, pescoço, lombar, torácica para utilização aparelhos eletrônicos com o celular, games, a posição para dormir, a postura no banco do carro, entre outras. Para tanto, aconselho:

Certifique-se que existe a preocupação com qualidade do movimento (o “como fazer“ é tão ou mais importante do que “o que fazer” de movimentos).
Tenha em mente que “Corpo = Casa em que vivemos até nosso último dia de vida”. Assim, cuide bem da sua casa, sempre pensando em como aumentar o benefício e diminuir o risco (já que não existe transplante de coluna e que qualquer cirurgia tem riscos e suas consequências serão sempre distantes da estrutura original e saudável de uma articulação ou músculo).
Cuide-se bem e seja responsável com suas escolhas. Isso inclui também ficar longe de influências da internet, como blogueiras e blogueiros fanáticos por sucesso e não pela saúde.

Quanto a prática de exercícios físicos, em todo método existe riqueza e falhas, por isso não há como expor aqui algo em específico. Entretanto, vale considerar que:

1. Antes de se exercitar faça aquecimentos (e para isso é necessário mover-se com controle e grande amplitude de movimentos nas articulações).
2. O alongamento não é aquecimento (existem milhares de estudos comprovando isso).
3. A comunidade científica contra indica o alongamento antes de movimentos como caminhada, potência e força.
4. Exercícios com impacto não são indicados para quem tem sobrepeso superior a 7kg. Essas pessoas, antes de realizarem saltos, corridas (mesmo que no mesmo lugar) precisam ter músculos desenvolvidos para estabilizar as articulações.
5. Exercício não queima gordura localizada. Por exemplo, abdominal não diminui gordura na barriga, exercícios de pernas não diminuem o culote, exercícios de braços não diminuem a gordura no braço. Nestes casos, a gordura será retirada do tecido adiposo e jogada na corrente sanguínea para ser utilizada como combustível. Essa retirada vai depender do tipo de gordura armazenada em cada local, quantidade de gordura, alimentação e ingestão calórica diária (quantidade, qualidade e equilíbrio entre carboidratos, proteínas, gorduras).
6. Não existe exercício no mundo que nos mantenha queimando calorias por mais de 6 horas – comprovado por dezenas de artigos científicos, a aceleração do metabolismo que exercícios intensos causam chama-se efeito EPOC (excesso de consumo de oxigênio pós-exercício) e ocorre para repor as reservas de glicogênio muscular.

Assumir atitudes conscientes na execução de atividades diárias, bem como manter uma rotina saudável na realização de exercícios físicos, garantirá resultados benéficos não só no emagrecimento e corpo saudável, mas também contribuirá para melhorar a qualidade de vida como um todo.

Luciana Medeiros – Consultora de Saúde e Personal Coach.
luciana@lifexcuritiba.com.br

5 comentários em “Gastar calorias para emagrecer

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