A importância da relação da leitura entre a família, a escola e o aluno

Mary França

A conscientização para a leitura é um valor indispensável para toda a sociedade. Na educação, a parceria entre família e escola, tem na leitura uma ferramenta capaz de proporciona mudanças intelectuais e emocionais nos alunos.


Hoje, toda sociedade está consciente de que aprender é mais do que adquirir conhecimento, que educar-se é mais do que adquirir valores de comportamento. A educação não está restrita à escola, o individuo educa-se vivendo. A educação é continua para aprender e descobrir-se, para que as pessoas tenham a oportunidade de conscientizar-se de suas habilidades e aptidões e, assim, alcançar o melhor e ter mais chance de ser feliz.

Escola e família parceiras na educação dos filhos

A leitura é ferramenta para isso. Só um bom leitor se proporciona mudanças intelectuais e emocionais. Família e escola são parceiras nesse processo. A criança que convive com o livro desde cedo descobre e ama a leitura. Cabe à escola e à família proporcionarem essa descoberta. Ler para se descobrir, para aprender, para se divertir, para encontrar a maturidade afetiva e emocional. O resultado são adultos mais equilibrados, maduros, capazes e com mais chances de terem sucesso e serem felizes.

A principal barreira que a literatura infantil enfrenta, dentro da escola e fora dela, é a falta de conscientização da leitura como um bem, como um valor indispensável para toda a sociedade. A escola tem um papel importante para esclarecer aos pais e educadores que ler deve fazer parte da vida de todos, que o livro deve estar presente em todas as famílias.

Com o avanço da tecnologia muitos acreditam que o livro perderá seu espaço. Mas eu pergunto: haveria avanço de tecnologia, sem leitura? O livro, principalmente na infância, não perdeu e não perderá o seu lugar. Alguém acredita que o abraço será substituído? Ler para uma criança é como abraçá-la.

As ferramentas oportunizadas pela tecnologia e pelo livro são diferentes, porem se somam e se acrescentam. Acabamos de inaugurar nosso clube de leitura online que irá levar nossos livros físicos a mais leitores, nosso clube está no endereço eletrônico http://www.clubemaryeliardo.com. O livro “O Rei de Quase-tudo” tem sua versão digital e, no entanto, a versão de papel sempre está nas feiras internacionais, representando o Brasil junto aos 10 melhores livros brasileiros de leitura de imagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.