A importância da troca de experiências entre professores

Há um abismo entre a metodologia de ensino que professores trazem de sua formação e como ela se aplica em uma instituição específica. Por isso, se faz tão importante a troca de experiências e a união entre os professores de uma mesma escola. Um grupo docente unido é capaz de garantir melhores resultados e promover a transformação efetiva que só a educação pode propiciar à nossa sociedade.

 

Todo professor, ao formar-se na sua licenciatura em área específica, tem contato com metodologias de ensino diferentes, correntes tradicionais ou renovadoras sobre a forma de como passar o conhecimento para o outro. Mas, nem sempre é possível aplicar ao pé da letra uma metodologia lida em um texto teórico em sala de aula. Depende muito do programa pedagógico da instituição, da turma em questão e de seu comportamento, da faixa etária dos estudantes, da estrutura disponível e dos valores da escola em que o professor atua. O ato de educar é uma das mais belas atitudes que um ser humano pode exercer na sociedade, mas a realidade nem sempre é capaz de apreciar a grandeza desse valor. Não é nenhum absurdo considerar que os professores são uma classe extremamente desvalorizada no Brasil, não tendo em vista apenas seus baixos salários, como também, a forma como são vistos pela nossa sociedade: meros prestadores de serviço, muitas vezes até passíveis das vontades e desejos dos alunos mais implacáveis.

A importância da união e troca de experiências entre professores
Professores são um dos pilares principais na construção de uma sociedade igualitária e respeitosa. Enquanto essa problemática não for resolvida no Brasil, a educação continuará sendo um terreno adverso e cheio de desafios que vão muito além do desafio intrínseco ao ato de ensinar. Por isso, é preciso que os professores de uma mesma escola se unam e troquem experiências específicas de como vencer ou lidar com as adversidades de seu contexto específico. Juntos, podem buscar estratégias que se, aplicadas por todos, criem um sistema de respeitabilidade dentro da mesma escola em que atuam.
Além da metodologia baseada na carga de leituras que todo professor traz de sua formação, é preciso que também se tenha uma noção prévia de como isso pode ser aplicado na prática, dentro da instituição em que passa a trabalhar. Por isso se faz tão importante a troca de experiência com outros professores e funcionários que estão ali há mais tempo. O intercâmbio de conhecimentos entre novos e antigos professores faz com que os novatos tenham noção do terreno em que estão pisando, assim como pode trazer aos veteranos ideias de transformação e aprimoramento do ato de lecionar.

Professores líderes e estratégias para semear valores
Dentro da união desse grupo docente de uma instituição específica, alguns deles precisam assumir certa liderança para que esse sistema de troca e repasse de conhecimento funcione: todo grupo precisa de um ou mais líderes para se organizar. A gestão da escola também precisa estar atenta às práticas de fomento à formação de seus funcionários, proporcionando workshops, treinamentos e palestras que unam a sua equipe de forma harmoniosa. Todos estão lá pelo esmo motivo: ensinar. Então é necessário que se unam e aprendam um com os outros, através de um debate saudável sobre estratégias a serem aplicadas de forma efetiva em sala de aula, fazendo com que seja pelo menos implantada em seus alunos a semente da valorização da escola como espaço que contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais ciente de si, responsável e solidária.
Infelizmente, ou felizmente, cabe aos professores essa árdua tarefa dentro do cenário em que vivemos. Pode-se dizer que ao professor brasileiro, atualmente, não cabe apenas o ato de ensinar, mas também o de incorporar em seus alunos um germe de mudança que possa nos garantir um futuro melhor. E esse germe precisa fatalmente conter três princípios básicos: respeito, comprometimento e igualdade.

Texto produzido pela equipe da Futuro Eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.