Literatura brasileira como proposta de conhecimento

A literatura pode muito. Conheça uma plataforma virtual que divide a literatura nacional em regiões, gêneros e temas. Uma proposta criativa e estimulante para ser aplicada em sala de aula.

 

 

Quando se fala em literatura, sempre ouvimos sobre a importância que este tipo de arte possui para eternizar em palavras fatos históricos, espaços, discursos, tradições e sentimentos que muitas vezes já não correspondem diretamente à nossa realidade, mas guardam lastros de universalidade dentro daquilo que carregam. Uma obra literária é capaz de nos transportar para outros mundos, distantes no tempo e no espaço, assim como a história literária de uma determinada nação também diz muito sobre como ela se formou e possivelmente resguarda características que ainda são atuais ou desenvolveram-se para aquelas que se fazem presentes. A literatura é o registro de uma tradição, de uma cultura e, desta maneira, deve ser encarada como uma ferramenta riquíssima de ensino para todas as áreas do conhecimento.

Mapa da Literatura no Brasil: conheça esta plataforma

Sabemos também que nosso país possui dimensões continentais. Desta forma, cada região do Brasil certamente apresenta obras produzidas em contextos diferentes e, portanto, a partir de costumes e registros diversos, tanto sociais, históricos como linguísticos. Uma ferramenta virtual que pode contribuir para que o aluno perceba essas diferenças é o Mapa da Literatura Brasileira. Dividido por regiões, são indicados através do mapa de nosso país autores e obras de vários gêneros textuais, ressaltando as suas especificidades regionais e a importância que carregam dentro do cânone literário brasileiro. Ademais, os textos também são discriminados por faixa-etárias e nível de escolaridade dos estudantes, facilitando a vida do professor em escolher possíveis obras que contribuam para ministrar o que conteúdo que lhe é estipulado.

A literatura como forma de conhecer nossas diferenças regionais

O uso dessa plataforma e da literatura brasileira em sala de aula não só esclarece as formas diferentes de como esta pode ser produzida em nosso país, como também incita nos alunos, desde a educação fundamental, a ideia de que nossas diferenças regionais são inúmeras e devem ser respeitadas. A presença efetiva da literatura na educação torna o aprendizado mais leve, ajuda no desenvolvimento cognitivo dos alunos por meio da prática regular da leitura, aumenta o seu vocabulário e incita desde cedo o hábito de ler, de valorizar o livro e a nossa cultura. Além do mais, estimula a imaginação e a criação.

E muito além disso, a literatura, querendo ou não, prepara para a vida, desenvolve a sensibilidade e é capaz de, de modo ficcional, fazer com que o leitor deixe de ser si mesmo para pensar e viver como um outro, como a personagem da história que lê. A literatura é um espaço para esquecermos de nós mesmo e, logo em seguida, trazer da leitura aquilo que ela pôde nos ensinar. Resgatando mais sobre a nossa história, sobre as semelhanças e as diferenças de nosso país a partir da literatura nacional, seremos capazes de passar a nossos alunos o entendimento do que é ser brasileiro e, principalmente, do que é ser humano.

Texto produzido pela equipe da Futuro Eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.