Não preciso de Treinamento na Escola… Já sei tudo!

A capacitação precisa atuar em três esferas essenciais: na parte racional, no âmbito emocional e na ação de fortalecer a certeza do investimento realizado.

Incrível como para algumas pessoas, o treinamento é aceito e interpretado como uma tortura. Há pessoas que de maneira enérgica, afirmam que treinamento não passa de um desperdício de dinheiro na escola. Quanto engano! Um treinamento é uma oportunidade de aprender algo atualizado, ajudar no aprimoramento de novas habilidades profissionais, ampliar o campo de visão de uma determinada técnica de trabalho, contribuir na resolução de problemas de comunicação, além de melhorar o relacionamento com outras pessoas na escola.

Profissionais sem capacitação remam contra a missão – Lamentável também é que algumas lideranças, não tem paciência para ensinar. Parece incrível, mas preciso repetir, que há pessoas sem paciência de ensinar e querendo exigir melhores resultados dos funcionários. Você conhece algum líder com essa característica? Existem secretários de educação, diretores, líderes e coordenadores que anunciam não investir em treinamento, pois toda palestra motivacional é igual! Há outros líderes dizendo não investir em capacitação, pois as pessoas que trabalham na escola, já sabem tudo! Quando ouço esses tipos de afirmações, realizo várias reflexões e imagino o clima de trabalho em uma escola, parada no tempo, sem capacitação. Treinamento não pode ser encarado como despesa, mas como um investimento!

A chegada de um concorrente pode fazer acordar – O diretor de uma escola, ligou no meu escritório, solicitando um orçamento urgente para treinamento. Relatou ao telefone, que era preciso intensificar o treinamento na escola, o mais rápido possível. Questionamos qual era o motivo de tamanha aceleração, pois anteriormente, em todos os contatos que realizamos, sempre ouvimos a alegação de que não era o momento certo e que o treinamento ainda era considerado como algo desnecessário para aquela escola. A resposta do diretor daquela escola foi imediata: “uma famosa rede de ensino, comprou uma escola aqui próximo. Estão fazendo o maior barulho em divulgação nas rádios, anúncios e divulgação nas ruas. Precisamos treinar a equipe da escola para conseguir vencer esse concorrente que chegou”. Parece que algumas pessoas, realmente somente acordam, com a chegada de um concorrente!

Um treinamento precisa atuar em três esferas essenciais – Há pessoas que reclamam da coordenação da escola, mas na prática, não são capazes de oferecer um esforço a mais, em favor de um resultado positivo! É possível dessa maneira, perceber que por meio de um encontro de capacitação, grande parcela de pessoas habituadas aos valores individuais, podem ser capacitadas para pensar no trabalho coletivo, tornando-se membros de uma equipe. Como estudioso do comportamento humano, defendo sempre que um treinamento, precisa atuar em três esferas essenciais: na parte racional, no âmbito emocional e fortalecer a segurança do investimento realizado. Uma capacitação, palestra, seminário, congresso, workshop, curso ou uma reunião estratégica, deve ser vislumbrada como um momento de auto desenvolvimento. Uma oportunidade mágica de prestígio, reconhecimento, crescimento pessoal e profissional.

Observe por exemplo o seu currículo e responda: há quanto tempo não ocorre uma atualização? Tenha humildade de refletir se está ruim porque você não faz nada, ou porque você não faz nada é que está ruim. Procure identificar, aquelas pessoas que dizem não precisam de treinamento, pois já sabem tudo! Ensinar e aprender são dois verbos que precisam sair do discurso e verdadeiramente serem vivenciados na prática. Os resultados de um treinamento são visíveis a curto, médio e longo prazo, mas aparecem! Antes de reclamar do desempenho produtivo de um funcionário, responda: Esta pessoa recebeu realmente o treinamento necessário para alcançar os melhores resultados?

 

Mestre em Administração de Empresas, Pós graduado em Gestão de Pessoas. Bacharel em Comunicação Social. Professor, Palestrante e Mágico
dalmir@dalmir.com.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.