Equipe Handelada

 Formado por ex-atletas de handebol do Estado de Pernambuco, com idade superior a 35 anos, teve seu início no ano de 2011.

A ideia de formar o grupo surgiu de uma reunião informal com as idealizadoras Maria Joziane Pinto Amaro, Elenita Domingues Ribeiro e Rosileide Carmina Soares Araújo, ao perceberam a necessidade de muitas ex-atletas que por muitos anos dedicaram suas vidas ao esporte participando de campeonatos estaduais e nacionais, continuassem então praticando o handebol, o que não era possível por não existirem campeonatos oficiais para essa faixa etária em Pernambuco. O sentimento era de continuarem praticando o esporte de forma lúdica, aliada aos benefícios que essa atividade física proporciona, não apenas na parte cognitiva, mas também pelo lado psicológico, biológico e social.

Entre as participantes estão profissionais de diversas áreas atuando como educadoras físicas, psicólogas, policiais civis e militares, empresárias. Com idade de até 58 anos, a maioria são casadas, com filhos e algumas até com netos. Juntas, e pelo amor ao handebol, se reúnem todas as segundas-feiras, no Sport Club do Recife, para bater a sua handelada, nome que a propósito nada mais é do que uma “pelada” de handebol.
O que começou apenas como uma brincadeira, claro que foi ganhando proporção, criando corpo, e o grupo passou a participar de alguns eventos, terminando por participar por dois anos seguidos de um Torneio Máster, na Argentina. Foram dessas participações que surgiu a ideia de realizarmos um evento em nossa cidade, o qual aconteceu em outubro do ano passado, com a realização da I Copa Acácia de Handebol Master, disputada no Clube Português do Recife. Esse evento contou com a participação de duas equipes da Argentina, a Sister’s, a própria Handelada de Maceió, além de mais quatro equipes do Estado de Pernambuco.
O nome escolhido para o nosso torneio: Copa Acácia de Handebol Master, é uma homenagem a uma das grandes atletas de handebol do nosso Estado. Acácia foi da seleção pernambucana por vários anos e faleceu precocemente aos 37 anos de idade (em 07 de setembro de 2010) e por anos seguidos levou o título de melhor atacante em handebol de Pernambuco, foi também uma parceira de quadra de muitas de nós.
Este ano, a II Copa Acácia de Handebol Master será realizada em Maceió, em uma parceria da Handelada X Sister’s, como forma de um projeto itinerante para a realização de mais torneios máster femininos pelo país. Além de homenagear a nossa querida Acácia em Maceió, como parte de um projeto de valorização do meio-ambiente, serão plantadas mudas de acácia na cidade, deixando assim árvores de acácia em toda cidade que sediar o evento a partir deste ano. 

Rosileide Carmina

"A Handelada não é um grupo comum. A maioria de nós está acima dos 50. Não somos Master, somos sênior. Entre nós há aquelas que foram grandes artilheiras, grandes armadoras, grandes defensoras! Não somos mais e temos consciência disto. Hoje o objetivo é que sejamos amigas dentro e fora da quadra. Ganhar, perder, empatar, isto se esquece rápido. Estar junto de verdade, de coração, ter um grupo unido, isto é ganhar. Isto é ser feliz!"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.