O Handebol como opção de esporte na escola
A televisão e a popularidade de muitos esportes vem a cada ano revolucionando os hábitos das práticas esportivas nas escolas.
Sabe-se que o desenvolvimento da criança, através da prática esportiva, influencia não só nos aspectos de caráter físico, como também relacionais e comportamentais, e isso acaba por auxiliar na qualidade do processo ensino-aprendizagem.
Desta forma, seria ideal que as atividades físicas e as práticas esportivas escolares recebessem um tratamento mais justo dentro do contexto multidisciplinar nas escolas, pelo que representam na formação da criança, do adolescente e dos jovens.
Ao contrário disso, a redução de programas e verbas na Educação Física escolar, tem contribuído de forma acentuada a um aumento de delinquência, indisciplina e violência em todas as faixas etárias dos alunos.
A importância do Handebol na escola
Além de facilitar a aquisição de habilidades motoras fundamentais para a socialização dos alunos, ele influencia na coordenação, percepção e conhecimento do seu próprio corpo.
Dinâmico, ágil, participativo, colaborativo e veloz, ele dá chance para que todos os biotipos possam praticá-lo com satisfação, criando um ambiente de interação constante.
As tomadas de decisão estratégicas no jogo e as regras claras e rígidas são fatores que o caracterizam mais ainda como um esporte popular junto as crianças e jovens.
Cada vez mais o Handebol nas escolas passa a ser uma ferramenta que leva o aluno à experiências que o conduzem a um aprendizado completo, não sendo, portanto, uma atividade que visa o alto rendimento dentro da Educação Física e sim uma opção prazerosa e não excludente. Todos podem aprender e praticar, mesmo aqueles que se imaginam sem a mínima condição para se tornar um atleta de alto rendimento.
Sendo assim, a figura do professor como quem orienta e media relações são de fundamental importância.


Um comentário em “O Handebol como opção de esporte na escola”
Deixe uma resposta

Show.