O que é essencial para ter sucesso na sua vida acadêmica?

Diariamente vivenciamos diferentes situações que podem ser importantes, urgentes e circunstanciais, conforme o que você está passando AQUI e AGORA.

1.Importante
Ações que tem relação direta com a sua missão como pesquisador e, no contexto acadêmico, podemos pensar na escrita de um artigo relacionado ao tema da pesquisa.

2. Urgente
Ações que eram importantes e que se tornou urgente, pois você procrastinou a ação – por exemplo, você foi adiando e adiando a redação de um artigo para uma disciplina que está cursando.

3. Circunstancial
São ações que não tem relação direta com sua missão acadêmica, mas interfere sobre ela, como o tempo utilizado para navegar nas redes sociais, que poderia ser utilizado para fazer leituras pertinentes a sua pesquisa.
Ao categorizar suas atividades em importantes, urgentes ou circunstanciais, você pode selecionar e priorizar as tarefas. Para isso, evidentemente, você precisa ter bem claro qual é o seu FOCO. Você sabia que ter foco é essencial para o sucesso nas diferentes áreas da sua vida?

Assim como você, centenas de vezes eu já parei e pensei: O que fazer agora? Quando temos um foco claro, congruente com o que é importante para nós, torna-se simples saber qual a próxima ação. Podemos estabelecer metas e listar o que adiar por não ser tão importante no momento e ainda priorizar o que é altamente relevante para conquistar as metas pretendidas.
Para que você mantenha o foco no seu resultado acadêmico, uma sugestão é trabalhar com um planejamento semanal, organizado em uma lista de atividades que sejam possíveis de realizar. Esta lista vai permitir que você caminhe na direção certa, repense e adie o que não é relevante e também delegue ou elimine da sua rotina diária ações que não tenham relação direta com o seu resultado esperado. Assim, você terá foco no que é importante para a sua vida neste momento.

Lembre-se: o primeiro passo para obter um resultado acadêmico extraordinário é eliminar ou ao menos minimizar tudo o que não está relacionado ao seu foco, como, ações circunstanciais.

Andreza Lopes Doutora e Mestra no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Das diferentes atividades desenvolvidas destaca-se uma atuação por resultado e desenvolvimento de pessoas com atividades de: coach e mentora acadêmica, capacitação de equipe, designer educacional master, coordenadora de projeto, professora formadora, professora orientadora e avaliadora de artigos científicos e projetos. Autora de livro e artigos científicos. Desenvolvedora e Facilitadora do Programa de Coach e Mentoria "Acadêmico em Ação".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.