Os Poderes Intrínsecos do Encorajamento

O perigo de não conseguir desprende-se de crenças limitadoras e
negar o encorajamento para saborear novas descobertas na vida!

Imagine que você está dentro de um barco… Um vento forte empurra a embarcação… Quais os seus comportamentos para reverter a situação de não deixar o barco ficar à deriva? Agora vamos imaginar, como em um passe de mágica, que algum problema pessoal, seja transformado nesse vento! Observe ao seu lado e perceba a quantidade de pessoas confiáveis, que estariam ao seu lado, despertando os poderes intrínsecos do encorajamento para não desistir?
Ingredientes para despertar o encorajamento – Recebi o convite para apresentar uma palestra, em um evento educacional para professores, que ocorre anualmente em uma escola. Ao chegar no local da palestra, fiquei encantado com a organização daquela escola e com o clima de trabalho dos funcionários. Os ambientes da escola eram limpos, quadros nas paredes, televisores na cantina e o auditório cuidadosamente preparado. Após o evento, fui almoçar com o diretor e a comissão organizadora do evento daquela escola. Fiz vários elogios a respeito da minha percepção e perguntei ao diretor da escola: Onde você encontra forças e encorajamento para estabelecer um clima de trabalho harmonioso entre a equipe? Fiquei emocionado com a resposta e com a reação daquele diretor. Ele falou: “Dalmir, pode parecer algo simples para algumas pessoas o motivo do meu encorajamento. Mas dentro da minha sala, há um porta retrato com a foto da minha esposa e da minha filha. Olho para aquela foto, nos momentos de incerteza, aflição e insegurança e procuro canalizar uma energia para despertar o encorajamento, mentalizando o desejo de contar com alguém torcendo por meu sucesso”. Talvez seja isso que está faltando na sua vida para despertar o encorajamento. Contar com alguém da família, um amigo ou uma pessoa ao seu lado para despertar o encorajamento na sua vida. Você não está em uma ilha deserta. Lembre-se do que ensinou o poeta Mário Quintana: “A amizade é um amor que nunca morre”.
A força de um pensamento positivo – Desistir de um desafio e justificar exemplos de outras pessoas que desacreditaram de um sonho ou de uma meta, parece ser mais fácil. Você concorda? Quantas vezes ouvimos pessoas anunciarem que desejavam realizar um curso de idiomas, iniciar uma faculdade ou um curso de pós graduação? Quantas vezes ouvimos o anúncio de que os exercícios físicos seriam levados a sério? Como estudioso do comportamento humano, tenho a oportunidade de perceber que a competição não é somente na área comercial. O ser humano vive continuamente em competição! Muitas vezes, não percebe que a trapaça, calúnia, discórdia, desmotivação e uma lista enorme de outras características negativas, podem influenciar você a desistir de uma meta, um sonho ou uma nova perspectiva de mudança. Intrinsicamente, possuímos uma força de pensamento que tenderá para o lado negativo ou positivo. Procure despertar em você, reação eficientes para despertar uma vontade de ir além e de sair de uma possível atmosfera de comodismo. Deixe de apresentar desculpas ou de ficar esperando que outras pessoas façam por você. O momento é agora! Os alunos que tiram nota baixa, podem apresentar uma lista gigantesca de justificativas, mas paralelamente, alunos que tiram notas altas não ficaram parados no tempo, mas correram atrás para fazer a diferença.
No meu livro Oportunidades (página 151), apresento a seguinte frase: “Jogue bola com pessoas ruins e você será visto como um fraco! Jogue bola com pessoas competentes e você levantará o troféu junto com elas”. A grande mágica da vida é que escolhemos viver e conviver com pessoas positivas ou negativas ao nosso lado. Não há como uma pessoa desmotivada, triste, egoísta e orgulhosa demonstrar entusiasmo em cooperar. Porém é encantador constatar, que pessoas com humildade e encorajamento, demonstram permanecer ao seu lado nas mais diferentes mudanças do vento. Permanecem dentro do barco da vida, suportando tempestades e não permitindo que o seu encorajamento fique com barco ficar à deriva e sem destino certo.

Mestre em Administração de Empresas, Pós graduado em Gestão de Pessoas. Bacharel em Comunicação Social. Professor, Palestrante e Mágico
dalmir@dalmir.com.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.