Por que o networking é importante para a minha carreira?

Você já percebeu que pessoas bem relacionadas sempre estão bem colocadas no mercado de trabalho? Sabe o que elas fazem? Networking!

 

 
Muita gente ainda não descobriu os benefícios do Networking ou não quer acreditar que ele realmente é tão importante quanto ter um currículo recheado de formações e certificações. Se formos desmembrar a palavra Networking para entender o seu significado. Teremos que “net”, em inglês quer dizer “rede”, e “working” trabalhando. E essa rede não são as redes sociais. Ela se encontra no mundo off-line.

Não importa onde você fará o Networking, o mais importante é que eles sejam locais ideais para construir uma rede de qualidade. Pode ter um caráter mais formal como um congresso, uma palestra, o lançamento de um livro, como também, um caráter bem informal, como um churrasco ou uma festa. O que importa mesmo é que nesse local você estará fortalecendo relacionamentos que irão te beneficiar profissionalmente.

Pessoas que estão sempre nesses eventos formais e informais possuem chances muito maiores de conseguir boas oportunidades na vida profissional. E estar disposto a relacionar-se deve acontecer de maneira espontânea, sem a intenção de “puxar o saco” ou “bajular” alguém. O processo é natural e bem mais divertido que ficar no Facebook. Você precisa ser visto para ser lembrado.

Você não sabe nem por onde começar a fazer a sua rede de contatos? Preparei 3 perguntas para que você faça a si mesmo, antes de começar a fazer o Networking. Preparado, preparada? Então, vamos lá!

 

  • Quais são os meus objetivos? Antes de sair por aí participando de eventos sociais, pergunte primeiro para você mesmo quais são os seus objetivos profissionais. O que você quer nesse momento? Que tipos de pessoas gostaria de encontrar que pudessem agregar a sua rede de contatos. Há alguma pessoa ou tipo de contato específico que você deseja ou precisa conhecer? Identificando os seus objetivos você irá com mais objetivo em suas intenções.

 

  • Quais são os eventos mais importantes da minha área? Pesquise eventos da sua área. Esteja antenado onde as pessoas que você quer fazer contato estão, quando não estão trabalhando. Nesse caso sim, as redes sociais podem ser aliadas, mas apenas para ficar sabendo dos eventos. Seja assertivo, não perca tempo em lugares, que não tem a ver com os objetivos respondidos na dica 1. E se for preciso viajar, viaje. Se é fora da sua cidade que as pessoas que você quer fazer contato estão, não pense duas vezes.

 

  • O que eu vou dizer às pessoas? Lembre-se que esse é um processo natural, então, seja autêntico. Converse como se estivesse numa roda de amigos superconhecidos, claro que o bom senso vale muito nessa hora. Esteja com o cartão de visitas sempre em mão. Ninguém o guarda depois, mas ele é uma via de mão dupla na hora de você apresentar-se. No dia seguinte, envie uma mensagem para todas as pessoas que você fez contato, agradecendo a oportunidade de tê-las conhecido.
     
    E antes de terminar, fica mais uma dica para erros comuns. Tem gente que só pensa em fazer Networking, quando a “água já está no pescoço”. Isso vai gerar efeitos negativos. Não espere ficar desempregado ou precisando de clientes. Networking não é para essas horas. Isso poderá causar falsa aproximação. Ele deve ser usado durante toda a sua vida profissional para criar vínculos.

Brisa Teixeira de Oliveira - Personal Writing. Mestre em Educação e jornalista especializada em produção de conteúdo jornalísticos e editoriais na área educacional.  contato@brisateixeira.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.