Qual a importância da educação continuada?

A informação e os conhecimentos, novos ou antigos, nunca se esgotam. Uma educação continuada que lhe forneça a atualização constante é praticamente uma exigência para o seu crescimento profissional, seja qual for a sua área de atuação.

O conceito de educação continuada é, na verdade, relativamente recente. Surgiu dentro das ciências biológicas, especialmente entre os cursos da área de saúde, cujas descobertas científicas e novos métodos podem ser decisivos para o tratamento ou diagnóstico de doenças. A partir desta ideia de educação permanente dentro da saúde, as outras áreas tomaram tal modelo como também bastante aplicável dentro de seu campo de atuação. Levando em consideração a quantidade de transformações tecnológicas e científicas que ocorreram durante o século XX e como tais mudanças afetaram bruscamente nosso modo de vida e nossa relação com o mundo, parece bastante claro que, independente da sua área de atuação, a educação continuada é quase uma exigência do mercado.

Aprimorar-se e renovar-se
Assim, percebemos o crescimento exponencial da oferta de cursos que atendem à demanda profissional da formação continuada: workshops, palestras, congressos, especializações, encontros de classe, cursos de curto ou médio prazos, presenciais ou à distância, tudo isso se insere nesse campo de desenvolvimento. Em outras palavras, a educação continuada é toda forma de conhecimento que um profissional pode buscar de modo a potencializar e atualizar os seus saberes e a forma como exerce suas funções. É atualizar-se tecnologicamente dentro do campo em que atua, estar atento às novidades científicas produzidas nacional e internacionalmente, atender a encontros, congressos, colóquios com outros profissionais da área, para que se possa trocar ideias, experiências e aprender também com a vivência dos outros. Cursos e workshops voltados para o desenvolvimento e aprendizado de habilidades e conhecimentos específicos são extremamente produtivos. Outro lado positivo de atender a esses cursos é a possibilidade conhecer e conectar-se com outros profissionais da área, aumentando seu networking e criando uma renovação motivacional que a novidade e a troca de experiências trazem para qualquer profissional. Sair um pouco da rotina de trabalho, ter contato com novas pessoas e ambientes é um jeito estimulante eficaz para a melhor desenvolver nossas habilidades e renovar a forma com que exercemos nosso trabalho.

Área da educação e a educação continuada
Quando pensamos na área da educação, parece ainda mais decisiva essa prática da educação continuada. Não só quanto ao uso de novas tecnologias — que muitas vezes podem denunciar a “defasagem”, ou melhor, a idade dos professores — mas principalmente, com relação às práticas de ensino exercidas dentro de sala de aula. A escola forma o aluno para a sociedade e, sendo os professores e pedagogos vetores essenciais para isso, é preciso que eles estejam atualizados com relação às rápidas mudanças que a sociedade sofre. Consequentemente, a formação continuada para quem atua na área da educação é praticamente uma exigência para que possa cumprir da melhor maneira não só seu papel profissional, mas também social.
Por fim, é preciso que todos nós tenhamos consciência de que o conhecimento nunca se esgota e que a velocidade com que a informação gira o mundo hoje em dia não nos permite permanecer parados.

Texto produzido pela equipe da Futuro Eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.