Qual a importância do coaching para acadêmicos?

O coaching é um processo de parceria que pode ocorrer de modo individual, entre duas pessoas (um coach – profissional e um coachee – cliente), ou em grupo, entre um coach (profissional) e vários coachees (clientes).


O processo de coaching desperta o autoconhecimento, contribuindo com o desenvolvimento de segurança e autoconfiança para atingir o resultado desejado. De modo geral, os clientes chegam ansiosos, exaustos, desmotivados e saem da sessão de coaching sentindo-se seguros e com energia para atingir o objetivo estipulado com maestria.
Esse processo de parceria se constitui com base em uma relação de confiança. O intuito é fazer com que o coachee tome consciência, assuma as “rédeas de sua própria vida acadêmica” e entre em ação.

Como um coach pode ajudar no desenvolvimento acadêmico?
O profissional coach desperta o potencial que existe no coachee concentrando-se no que existe de melhor para que seja possível alcançar o resultado desejado. Perceba: é o acadêmico o responsável por escrever a sua história de sucesso.
Em uma parceria trabalha-se para trazer o futuro para o momento presente. Quando você pensa, por exemplo, “em dezembro vou defender minha tese”, esse futuro pode ser uma ilusão, já que pode ou não acontecer. Porém, quando você traz a situação futura para o presente, as ações desenvolvidas hoje vão permitir que o futuro se concretize.

Como atingir resultados acadêmicos?

Defina o foco, identifique as tarefas e trace um plano de ação que contribuirá chegar à defesa da tese. Por exemplo:

“Em maio, vou organizar minha metodologia.”
“Em junho, vou construir o instrumento de pesquisa.”
“Em julho, vou fazer um pré-teste.”
“Em agosto e setembro, vou coletar os dados.”
“Em outubro, vou fazer a organização e a análise dos dados.”

Dessa forma, você traz a sensação de futuro para a realidade, o que impacta de modo muito positivo no seu engajamento e no resultado, pois acredito que todos nós temos os recursos internos necessários para atingir resultados extraordinários.

Como acontece o processo de coaching ?
Coaching é uma parceria que exige 100% de comprometimento entre coach e coachee. O coaching acadêmico é um processo estruturado de orientação e desenvolvimento que motiva o pesquisador a sair da sua zona de conforto e entrar na zona de ação para encontrar o melhor caminho. Por meio de técnicas e ferramentas, conforme necessidade e características de cada acadêmico, constrói-se e acompanha-se um plano de ação para o pesquisador desenvolver com assertividade as competências necessárias e atingir o resultado desejado. Durante o processo de coaching, o acadêmico recebe feedback contínuo de seu desempenho, pois não está sozinho nesta caminhada. Logo, um processo de coaching consistente permite o aceleramento de resultados.

Andreza Lopes Doutora e Mestra no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Das diferentes atividades desenvolvidas destaca-se uma atuação por resultado e desenvolvimento de pessoas com atividades de: coach e mentora acadêmica, capacitação de equipe, designer educacional master, coordenadora de projeto, professora formadora, professora orientadora e avaliadora de artigos científicos e projetos. Autora de livro e artigos científicos. Desenvolvedora e Facilitadora do Programa de Coach e Mentoria "Acadêmico em Ação".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.