Qual profissão combina comigo?

Professora Angela Mara Coraiola, dá seis dicas por onde começar a escolha profissional em meio a tantas dúvidas e incertezas


 
A pergunta “Qual profissão mais combina comigo?” é uma dúvida comum dos adolescentes, que estão fazendo o Ensino Médio e se preparando para o vestibular. Mas há também adultos – insatisfeitos com a profissão que escolheram – e que passam a vida inteira se perguntando “Qual é a minha verdadeira vocação?”.
 
Escolher uma profissão nem sempre é fácil. Quando somos jovens, às vezes seguimos o caminho que os outros querem que a gente siga e, ao tornarmos adultos e maduros, percebemos que deixamos de lado o que realmente deveríamos ter feito.
No caso dos jovens, a angústia toma conta, principalmente quando chega a hora da inscrição para o vestibular. Muitos não têm ideia se é melhor fazer Engenharia ou Direito; Educação Física ou Letras, Jornalismo ou Medicina e por aí vai. É uma mistura do que eles pensam fazer, pesando fatores se a profissão vai trazer status, dinheiro e/ou a aceitação de outras pessoas. Muitas vezes, na hora da decisão, o que mais pesa é o que está fora deles, e poucas vezes o que realmente está dentro, ou seja, aquilo que eles realmente querem fazer sem interferências.  
 
Para dar uma ajudinha nessa escol​ha, a professora Angela Mara Coraiola, dá seis dicas por onde começar a escolha profissional em meio a tantas dúvidas e incertezas. Essas dicas são resultado da palestra “Escolhendo a profissão certa para você”, que ocorreu este mês, na 1.ª Mostra de Profissões e Faculdades de Curitiba. A palestra faz parte do trabalho que Angela desenvolve no Projeto Vida e Carreira, da Vanguarda, realizadora da Mostra, que foi direcionado a estudantes do Ensino Médio. 
 
Confira quais são as seis dicas que ela elenca para ajudar, nesse momento de indecisão e expectativa:

1.  Calma – As dúvidas​ nessa fase são normais​, então o primeiro passo é manter a calma. Tente não se estressar muito, pensando em todas as possibilidades. Relaxe. Se você seguir os próximos passos, a resposta vai vir naturalmente.

2. Invista em Autoconhecimento – Reflita sobre seus valores​, aquilo que você considera essencial na sua vida. Da mesma forma, responda “o que é sucesso pra você?”. Defina o seu conceito de sucesso. Por fim, reflita sobre suas paixões, seus talentos, seus hobbies. Faça uma lista com todas as coisas que você gosta de fazer. 

3.  Não se deixe influenciar – O seu propósito de vida é ser você!​ As pessoas ao seu redor podem opinar, e você pode ouvir o que elas têm a dizer, mas no fim, é você, e só você, que vai ter que conviver com a sua decisão, então tente o máximo possível “seguir a sua própria cabeça”.  ​

4.  Informe-se – Converse com profissionais para saber sobre o mercado de trabalho em ​que quer atuar. Essesprofissionais já passaram por esse processo d​e escolha e podem contar como foi, assim como esclarecer como é a profissão e o dia a dia do seu trabalho.

5.    Planeje-se – Depois de descobrir o que quer, defina os passos necessários para alcançar o seu objetivo. Comece pelo básico​, por exemplo, se você ainda não entrou em uma faculdade, o primeiro passo pode ser “estudar para o vestibular”. Divida os passos em etapas pequenas e bem definidas.

6.    Aja sem medo – Não tenha medo de se arrepender da sua decisão.  A verdade é que isso acontece com quase todo mundo, mesmo que as pessoas não falem sobre isso. Tente simplificar, pense no seguinte, qual é a pior coisa que pode acontecer se você mudar de ideia?

​A partir do momento que você seguir essas 6 dicas, você estará muito perto, se ainda não chegou, d​a escolha da sua profissão. Se a dúvida persistir, busque ajuda, orientação vocacional, mas nunca desista de se autoconhecer e escolher aquilo que realmente quer fazer, independente dos fatores externos. Ao entender o mercado de trabalho, descobrir sua verdadeira paixão e vocação, a dúvida vai dar lugar a um novo mundo de descobertas e realizações. 
 

Brisa Teixeira de Oliveira - Personal Writing. Mestre em Educação e jornalista especializada em produção de conteúdo jornalísticos e editoriais na área educacional.  contato@brisateixeira.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.