7 dicas para uma boa postura sentado

Seja no trabalho ou no estudo, a maneira que você se senta pode reduzir as chances de problemas de saúde a curto e médio prazo, além de aumentar a sua produtividade. Utilize estas 7 dicas de ergonomia para melhorar agora mesmo sua postura na escrivaninha.

 

Horas a fio na frente de um computador parecem, muitas vezes, cansar mais o nosso corpo do que a prática de um exercício físico. Isso pode decorrer em função de uma má postura sentado, falta de ergonomia e pausas para relaxar. É importante que cada um de nós ajuste a ergonomia do local de trabalho e estudo para que não soframos de diversos males a curto e longo prazo, tais como os listados no quadro abaixo:

 

Curto prazo Longo prazo
  • Dormência.
  • Desalinhamento da coluna.
  • Dores nas costas, ombros e pescoço.
  • Aumento do risco de osteoartrite.
  • Tensão muscular que resulta em tensão mental e emocional, aumentando a tensão física e causando dor.
  • Doenças cardiovasculares causadas pela má circulação do sangue em várias partes do corpo.
  • Dores de cabeça.
  • Problemas digestivos relacionados à constrição dos intestinos.
  • Fatiga.
  • Veias varicosas causadas pela má circulação.
  • Cansaço da vista, causando dores de cabeça e irritação nos olhos.
  • Dor nas costas crônica, hérnias, problemas de disco e L.E.R. (lesão por esforço repetitivo).

 

Para reduzir o risco de alguns dos problemas listados acima, é importante aplicar na sua escrivaninha algumas das sugestões que seguem:

  1. Ajuste a altura do seu monitor: a altura do monitor deve estar alinhada à altura de seus olhos, bastando apenas movê-los para enxergar totalmente a tela. Você pode colocar alguns livros abaixo do monitor ou laptop para aumentar a altura. Se seu monitor permanecer numa altura muito baixa ou muito alta, você acaba sobrecarregando seus ombros e pescoço ao tentar manter a cabeça alinhada à tela.
  1. Ajuste a distância do seu monitor: sente a um braço de distância do seu monitor. Sentar muito perto ou muito longe pode fatigar a sua visão. Outra causa de desconforto é muita luz na tela, que pode causar dores de cabeça. Mas essa luz também pode ser um reflexo da iluminação externa, como, por exemplo, o brilho do sol que vem da janela e é refletida na tela diretamente em seus olhos. Para reduzir a vista cansada, você precisaria fechar as cortinas do cômodo, mudar as configurações de brilho e contraste da tela de seu computador e reposicionar os focos de iluminação interna.
  1. Ajuste a sua cadeira:a altura da sua cadeira deve ser ajustada de forma que você consiga facilmente posicionar seus braços sobre a mesa com os ombros relaxados, cotovelos curvados a 90°, joelhos dobrados em um ângulo confortável e quadris bem alinhados ao encosto. As coxas devem estar paralelas ao chão e os pés confortavelmente posicionados.
  1. Reposicione seu teclado e mouse:coloque seu mouse diretamente em frente ao seu corpo, de forma que seja confortável manuseá-lo. Também perceba se a altura lhe permite descansar os braços sobre a mesa, pois isso reduz a energia necessária aos ombros para sustentá-los.
  1. Sente sobre toda a superfície da cadeira: sente-se com o quadril até o fundo do acento da cadeira, para que suas costas se apoiem corretamente no encosto, dando mais conforto aos músculos.
  1. Coloque seus pés no chão: evite cruzar os pés e pernas, ou sentar-se sobre eles, pois pode causar má circulação. Isso também acaba pressionando os quadris e a coluna, fazendo com que você arque-se para frente. Prefira sentar-se com a coluna ereta e os pés posicionados sobre o chão, movendo-os de vez em quando para melhorar a circulação do sangue. Se seus pés não conseguem alcançar o chão, posicione uma caixa ou outro acessório similar abaixo deles.
  1. Mova-se e levante-se regularmente: tente não permanecer sentado na mesma posição por mais de 30 minutos, pois isso acaba prejudicando a circulação. Tire pequenos intervalos a cada meia hora para mover-se e alongar-se e descansar um pouco a vista.

 

Texto produzido pela equipe da Futuro Eventos.

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