Alongue-se todo dia e aumente sua qualidade de vida

Uma prática extremamente saudável e simples que prepara nosso corpo para suportar melhor a correria do dia a dia, aumenta a produtividade e previne problemas de saúde futuros. 

 

Sempre ouvimos falar sobre a importância do alongamento antes da prática de esportes, mas você sabia que, mesmo em dias inativos, sua prática traz inúmeros benefícios para sua saúde e sua produtividade no trabalho e no estudo?

O que o alongamento proporciona ao nosso corpo?

Alongarsignificaalargar a distância entre dois pontos da musculatura, promovendo a distensão do tecido e fazendo com que o corpo ganhe mais flexibilidade e força. Por isso, a prática do alongamento é importantíssima, já que, principalmentedepois dos 40 anos, todos nós passamos porum gradual decréscimo da massa muscular, que é substituída por colágeno e gordura, com consequente diminuição da força e velocidade de contração dos músculos. Isso pode ocasionar perda funcional de movimentos, má postura e problemas crônicos de coordenação motora. Com o hábito do alongamento, podemos prevenir esses problemas, pois sua prática aumenta o comprimento funcional do músculo e, consequentemente, a sua força potencial.

Benefícios de alongar-se diariamente:

Alongar-se diariamente, mesmo quando você não irá praticar esporte, traz inúmeros benefícios ao corpo, selecionamos os principais: 

  1. Reduz o estresse: o alongamento é um momento só seu, para cuidar do corpo e da mente e desligar-se dos problemas à sua volta.
  2. Melhora na postura e flexibilidade: com o alongamento, seus músculos relaxam e suas juntas fortalecem-se. A sua postura melhora justamente porque você adquire mais flexibilidade.
  3. Melhora das dores musculares: normalmente, dores musculares diminuem gradualmente assim que você começa a alongar-se com regularidade. Com o ganho de mobilidade, todo esforço físico passa a ser mais facilmente executado.
  4. Prevenção para o envelhecimento: o alongamento diário também prepara seu corpo para encarar melhor o envelhecimento, pois contribui para manter a força e a flexibilidade dos músculos que invariavelmente enrijecem com o passar do tempo, especialmente após os 40 anos.
  5. Aumento na qualidade de vida: alongar-se todo dia faz com que você encare os esforços físicos do cotidiano com mais facilidade e sinta-se menos cansado.

Mas não se esqueça de que nossos músculos têm memória muito curta: de quatro a seis semanas sem alongamento, o corpo já perde toda a distensão adquirida com alongamentos regulares anteriores. Por isso, não deixe de se alongar!

Texto produzido pela equipe da Futuro Eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.