Como sentir a felicidade?

Buscar a felicidade é algo mais simples do que parece. Comece parando de tentar encontra-la e defini-la, pois para ser felicidade, basta saber senti-la.

Todos nós procuramos um conceito de felicidade que abarca características como bem-estar, qualidade de vida, realizações profissionais e pessoais. No entanto, parece que quanto mais a gente se preocupa com o que nos faz feliz, mais esse sentimento foge das nossas mãos. As pessoas nunca se sentiram tão insatisfeitas nem tentaram tanto, supostamente,desvendar o segredo para uma vida feliz.

Para ser felicidade, basta saber senti-la

De toda maneira, não existe nenhum segredo universal, o sentido de felicidade varia de indivíduo para indivíduo e não adianta defini-lo ou traçar fórmulas para encontrá-lo. Para ser felicidade, basta saber senti-la. Por isso, o autoconhecimento é característica indispensável: ter consciênciado que me faz feliz, como me faz feliz e não ter medo de arriscar ser feliz de jeitos diferentes.

Algumas atitudes simples exercidas no dia a dia podem trazer mudanças de autossatisfação e gerar mais bem estar consigo mesmo, com os outros e com o seu meio:

  1. Não se preocupe com a felicidade: como já dito, a felicidade não tem fórmula exata. Além do mais, ela não está em apenas uma coisa, mas num conjunto de atitudes e posturas diante da vida. Viva cada momento, tirando dele o que te faz bem e os ensinamentos positivos que acrescenta.
  2. Construa amizades: viver rodeado de pessoas de confiança nos torna mais felizes, porque sentir amor pelo outro e com ele trocar experiências de vida ajuda-nos a sermos e sentir-nos melhores.
  3. Valorize o seu tempo: não desperdice seu tempo com bobagens ou coisas que não são necessárias. Também não atribua apenas valores monetários ao seu tempo. Utilize-o para também construir conhecimento e experiência.
  4. Seja amável com os outros: fazer o bem para o outro faz um bem danado pra si mesmo. A satisfação de ajudar alguém gera bem estar e, possivelmente, mais amizades e experiências de vida.
  5. Invista em experiências, não em posses: viagens, aprendizado, estudos, a nossa experiência é aquilo que podemos levar para qualquer lugar. É ela que persevera e se aprimora mesmo com o passar do tempo.
  6. Aceite os dias ruins: uma vida 100% feliz é utopia. Todos nós temos dias ruins e momentos de sofrimento. Aceitar os altos e baixos da vida faz com que sempre estejamos preparados para enfrentar as dificuldades de uma forma mais leve.
  7. Não compare sua vida com a do outro: o sentido de felicidade varia para cada um, além do que, nunca sabemos exatamente o que se passa na vida do outro. Comparar a própria vida com a do próximo não ajuda em nada, é uma atitude ingênua e, muitas vezes, bastante negativa.
  8. Pratique a resiliência: resiliência é a capacidade que temos de encarar as dificuldades superando-as e transformando-as em algo positivo. Pode gerar experiência, maturidade, aprendizado, novas ideias, outros caminhos, isso depende apenas de você. Encare as adversidades de cabeça erguida e sempre com uma atitude positiva e conciliadora.

Lembre-se: nem sempre nossa vida ocorre da maneira como planejamos, a felicidade pode chegar de outras formas, muitas vezes, através de caminhos nunca imaginados, e isso não significa que você falhou. Não atribua à felicidade uma forma ou um caminho restrito. A felicidade é infinita e surpreendente e ela sempre se desdobra em sensações novas para quem se permite senti-la.

 

Texto produzido pela equipe da Futuro Eventos.

2 comentários em “Como sentir a felicidade?

    1. Olá Luis, ficamos muito satisfeito por seu interesse!
      Nos acompanhe, e fique por dentro desse novo projeto.

      Marcos Melo
      Diretor Presidente Futuro Eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.