Que tal superar seus medos?

Se existisse uma competição, no qual haveria um placar marcando seu nome e ao lado o medo, quem estaria vencendo este jogo?

 

 

Tenho uma amiga que é professora. Cansada de ouvir expressões incoerentes escritas por seus diversos alunos, decidiu aplicar uma dinâmica com experiência vivencial. Estruturou uma nota de falecimento e divulgou a seguinte frase: “Com pesar, anunciamos que no último domingo, faleceram expressões da Língua Portuguesa. O velório será realizado na segunda-feira, na quadra de esportes da escola”.

Foi um tumulto! Minha amiga, com a ajuda de outros educadores, montaram inúmeros cartazes, com frases escritas incorretamente por estudantes nas redações e avaliações. Em seguida, colocaram no centro da quadra de esportes um caixão, com velas, música fúnebre e simularam um velório. Pense no impacto psicológico e emocional que tudo isso causou?
Relatei essa história, pois chegou o momento de substituir definitivamente da sua vida, o medo por confiança! Abandonar as desculpas por resultados e sepultar definitivamente da sua vida o medo, a incerteza, a insegurança e o pavor de tentar algo novo! Abandonar as desculpas por resultados e sepultar o temor, para permitir-se descobrir novas oportunidades.

Mas o que é o medo?
Há profissionais que negam tentar algo novo, pois o medo de falhar estará refletindo em fracasso. A etimologia da palavra medo deriva do termo em latim METÚS, que significa angustia, ansiedade e temor. Procure fortalecer sua autoestima, acredite mais em você e nas suas habilidades. Tenha como hábito escolher pensamentos produtivos e otimistas, ao contrário de afirmar que uma determinada situação não dará certo. A ausência de uma atividade física é justificada com desculpas. Um jardim não recebe manutenção na escola, em virtude da falta de tempo. Alunos em uma atividade, usam inúmeras justificativas para compensar a não entrega de um trabalho. Desculpas… Desculpas… Desculpas não faltam! Não é mesmo? O interessante é observar que repetidas desculpas, em nada contribuem para o ser humano tornar-se vitorioso.

Que tal fazer como minha amiga professora?
Hoje é um dia mágico na sua vida! Não haverá mais nenhum dia, com a mesma data que você está vivendo hoje. Acredite! O momento em que está realizando a leitura deste texto é único na sua vida. Cada página do calendário das nossas vidas, servem como um degrau de uma escada, para visualizar o quanto amadurecemos, evoluímos, crescemos fisicamente e mentalmente. Algumas pessoas que estão neste momento na sua volta, provavelmente daqui há dez anos, não estarão mais ao seu lado… E que certeza você têm de que estará ao lado delas? Agora é o momento de colocar em prática a ação de realizar um sepultamento das suas desculpas e dos medos. Pode até soar ou parecer forte demais esta expressão “sepultar seus medos”, mas em alguns momentos da vida é preciso uma ação enérgica para dizer um basta para as desculpas e agir!

Quando estou apresentando palestras para atletas, procuro sempre afirmar de maneira enérgica e vibrante que “O medo de fracassar levou inúmeras pessoas a desistirem da concretização de seus sonhos.” Amadurecemos, ao perceber nossas limitações, entretanto, crescemos ao maximizar resultados positivos. Expandimos conhecimentos ao perceber as oportunidades diante da capacidade intrínseca da superação e da força essencial de deixar o medo de lado.

O maior engano que você poderia cometer agora, seria ler este texto e absolutamente não fazer nada na sua vida. Você não é a única pessoa a enfrentar problemas, incertezas e o temor de encarar uma mudança pessoal ou profissional. Porém agora é com você! Que tal superar o medo, levantar a cabeça, respirar fundo e sentir o gostinho encantador de uma nova vitória? Vamos tentar? 

Dalmir Sant’Anna – Mestre em administração de empresa. Pós graduado em gestão de pessoas e em magistério superior. Bacharel em Comunicação Social. Professor, Palestrante e Mágico.

Mestre em Administração de Empresas, Pós graduado em Gestão de Pessoas. Bacharel em Comunicação Social. Professor, Palestrante e Mágico
dalmir@dalmir.com.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.