A sua equipe na escola contribui positivamente para ações de marketing e publicidade?

O constante desafio de trabalhar a identidade visual e o fortalecimento da marca institucional da escola precisam sair do papel para captar novos alunos

 

 

Realizei recentemente um produtivo debate com os meus alunos no curso de pós graduação, com o propósito de identificar o impacto visual de uma marca, na concepção dos mais diversos tipos clientes. Depois de várias análises e estudos de casos, chegamos à conclusão de que, para inúmeras lideranças, a marca institucional, equivale aos ativos de inúmeras redes de lojas, fábricas, redes de ensino e sistemas de distribuição.

Quando falamos em refrigerante, iogurte, café, maionese, palha de aço, creme dental ou cerveja, qual a marca mais lembrada? Quando falamos em hotel, restaurante, escola de idiomas, rede varejista, farmácia ou supermercado, qual o local mais lembrado por você? Algumas ações de marketing e publicidade podem surgir da sua própria equipe de trabalho, em produtivas reuniões e debates construtivos com o propósito de descobrir as reais ameaças e oportunidades do mercado de atuação. Observe a seguir as duas ações que preparei para você e para a sua equipe, identificarem novas possibilidades de ações de marketing e publicidade.

Envolvimento para descrever a personalidade da marca – Quando possível, realize uma atividade na sua escola, solicitando aos alunos descreverem a personalidade da marca institucional do estabelecimento de ensino. Este exercício possibilitará identificar os sentimentos em usar determinado produto, bem como os relacionamentos demonstrados com os mais diversos setores da escola. Uma excelente estratégia de estabelecimento de marca é importante, porque contribui com os mais diversos profissionais da escola, na manutenção da imagem positiva entre os familiares, comunidade, equipe de trabalho e consumidores potenciais (clientes). Lembre-se sempre que uma marca forte na sua escola, traz consigo a possibilidade de ampliação do mercado de atuação, gerando maior fidelização dos clientes atuais e segurança no consumo para novos estudantes.

Mídias sociais precisam fazer parte do planejamento estratégico – A ausência de uma estratégia institucional na criação e manutenção de uma marca, bem como, na constante elaboração de ações de marketing e publicidade podem tornar sua escola mais vulnerável comercialmente. Evite que as mídias sociais sejam uma fator negativo na concepção dos seus alunos e consumidores potenciais! Nas reuniões que você realize com sua equipe, coloque na relação dos assuntos a serem debatidos, mais um item de extrema importância nesse mercado altamente competitivo e desafiador. Criar maneiras de estabelecer uma maior aproximação com seus clientes será um importante diferencial! Lamentavelmente, observo que em alguns planejamentos estratégicos não há nenhum tipo de ênfase para mídias sociais. Lamentável! Permita ouvir, anotar e debater com sua equipe as principais ações realizadas para fortalecer a marca institucional da escola. Entreviste ex-alunos, mostre o quanto foi importante a escola, a atuação dos educadores na carreira e na vida pessoal. Utilize datas comemorativas para mostrar que sua escola está atualizada e com um plano de ensino envolvente. Investir em marketing e publicidade não pode de maneira alguma ser compreendido como despesa, mas como investimento a curto, médio e longo prazo.

É essencial perceber que a conscientização de uma marca refere-se à presença na mente dos consumidores, sendo avaliada de acordo com as diferentes formas da lembrança de uma marca, variando desde o reconhecimento, passando pela recordação (recall), chegando ao top of mind (a primeira ser lembrada) e à marca dominante (a única marca a ser lembrada).

Agora, antes de reclamar que os volume de matrículas está em queda ou ainda, que sua marca institucional não está sendo lembrada, desejo que, com toda humildade e reflexão você responda: “Está ruim porque eu não estou fazendo nada ou porque eu não estou fazendo nada é que está ruim”.

Mestre em Administração de Empresas, Pós graduado em Gestão de Pessoas. Bacharel em Comunicação Social. Professor, Palestrante e Mágico
dalmir@dalmir.com.br 

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