Você é de verdade? O poder impactante da verdade na sua carreira

Constituir uma carreira com base no que é verdadeiro para você, afetará sua realidade profissional

 

 

 

A verdade de que se está falando aqui é uma categoria filosófica, aquilo que permanece. O imutável. A verdade, para o filósofo grego Aristóteles, é forma. O que muda é aparência, portanto, matéria. Todas as coisas são feitas de matéria e forma. Elas estão associadas. As pessoas também se expressam em matéria e forma por meio dos seus atos. Pensando assim, constituir uma carreira baseada na verdade fará com que você tenha valor, e não um preço.

Esta verdade se desdobra em dimensões que compõem o ser humano, e por ser integral, afeta sua realidade profissional. É um grande engano por parte das organizações imaginar a possibilidade de seus colaboradores deixarem “do lado de fora” as coisas pessoais. E mesmo para as pessoas, imaginar que é possível se dividir entre as dimensões pessoal e profissional excluindo-se mutuamente uma a outra beira a ingenuidade. Uma das heranças da sociedade grega para os dias de hoje é a noção de formação integral, que não fique focada apenas nos livros e nas dimensões técnicas.

 

A lógica – a lógica aparece aqui como uma maneira de organizar o pensamento. Segundo as reflexões do filósofo grego, Aristóteles, a lógica é dimensão de arte e de ciência. É a arte de raciocinar, e a ciência de estudar as regras e os princípios do raciocínio. O raciocínio é tão mais valioso quanto forem os princípios que o sustentam.

O respeito – pessoas são pessoas, não são objetos. Ser conhecedor de algo, ter uma posição profissional ou ocupar espaços de destaque ganha mais sentido se as pessoas forem capazes de perceber que podem e devem compartilhar com as outras pessoas o pensamento e a vida. As pessoas não são objetos de estratégica para o crescimento.

A excelência – segundo alguns dicionários de filosofia, é qualidade ou bondade superior que torna determinada coisa digna de singular apreço. Somos tanto mais verdadeiros quando mais nos tornamos excelentes naquilo que fazemos.

A confiança – a confiança é a convicção de nossas próprias capacidades. E neste aspecto, confiar em si mesmo é o primeiro passo para construir relações de confiança com as outras pessoas, e mostrar a elas nossas capacidades a partir das quais elas também podem desenvolver a confiança.

 

Como ressalta um sacerdote e filósofo espanhol, Jaime Balme, muitas vezes os homens enganam-se a si mesmos antes de enganar as outras pessoas. Viver as dimensões da verdade de forma efetiva e preocupar-se com a verdade de sua carreira são atitudes fundamentais para ter sucesso e viver de maneira sustentável com tudo o que se alcança das atividades profissionais. E então, como anda sua verdade?

 

Everton Renaud
Professor, comunicador, gestor e empreendedor. Mestre em Educação, Filósofo, Especialista em gestão, inovação e educação a distância.

Everton Renaud. Professor, comunicador, gestor e empreendedor. Mestre em Educação, Filósofo, Especialista em gestão, inovação e educação a distância. A sala de aula e as salas de formação de professores fazem parte da minha história profissional, já passei pelo ensino fundamental, médio, pré-vestibular e agora atuo no Ensino Superior. Na graduação, ensino Filosofia, Empreendedorismo e Gestão de Projetos. Sou responsável por algumas disciplinas na especialização e pela liderança de projetos de metodologia de ensino e processos acadêmicos na universidade. professor@evertonrenaud.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO.