Como cuidar da lombar diariamente?

A dor na lombar é um queixa comum das pessoas que ficam muito tempo sentadas. Um problema que pode ser simples de ser resolvido ao adquirirmos uma postura diária correta. Caso contrário, necessitará de tratamento especializado.

 

A posição sentada por muito tempo deteriora nosso corpo. Por isso aconselho, após permanecer mais de 30 minutos sentado, o ideal é que ao ficar em pé façamos uma extensão lombar (para trás) como mecânica compensatória para recolocação dos discos interverterias .

Esta imagem demonstra um exercício que funciona muito bem para recolocar o disco da maioria das pessoas. Este exercício deve ser repetido de 20 a 30 vezes, mantendo a pelve no solo, de barriga para baixo:

Atenção: a maioria das pessoas age errado ao alongar em flexão da coluna (“dobrando” o corpo à frente).

Para garantir uma boa postura e proteger a coluna, tenha em mente que devemos:

Sentar sobre os isquios (os 2 ossinhos localizados no bumbum) e nunca sobre o sacro;
Manter a curva lombar em todos os movimentos diários;
Manter o abdômen levemente contraído por todo dia (o quanto um botão de elevador vai para dentro;
Manter uma leve intenção de elevação da bexiga;
Ao dormir, a melhor posição é de lado e com um travesseiro entre as pernas (além do travesseiro na cabeça na altura do ombro);
Ao dirigir, é importante manter uma posição adequada: As escapulas encostadas no banco ao segurar no volante, escapulas fechada, sentar sobre os ísquios e manter a curva lombar;
Lembrar de cuidar da coluna, pois nenhuma prótese é tão eficiente quanto a estrutura original. Lembrando que 80% da população mundial já teve ou terá Lombalgia (dor na região da lombar) uma vez na vida;
Lembrar que a Lombalgia é a maior causa de afastamento do trabalho.

O que todos precisamos saber?

A coluna lombar é o gerente dos membros inferiores. Por isso, as disfunções, dores, lesões no quadril, joelho, tornozelo e pé, em geral, precisam de tratamento na coluna lombar para serem eficientes;
Dor no ciático é um problema da coluna lombossacral;
Os quatro informantes posturais que influenciam e são influenciados pela coluna são: Pés, olhos, labirinto e ATM (articulação temporo mandibular);
A coluna é o eixo do nosso corpo e recebe a carga dos membros inferiores e superiores. Por isso, problemas em outros locais muitas vezes afetam a coluna (podem não estar ali, mas “estouram” ali);
O ideal é que possamos achar a melhor posição para as atividades da vida diária. Um excelente Personal Trainer ou Fisioterapeuta pode auxiliar nesta tarefa.

Luciana Medeiros – Consultora de Saúde e Personal Coach.
luciana@lifexcuritiba.com.br

Luciana Medeiros – Consultora de Saúde e Personal Coach.
luciana@lifexcuritiba.com.br

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